quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nós Ganhamos e Vamos em Frente

* Coluna escrita no dia 22/09/10 Atlético Paranaense x Internacional - 1 x 0

A verdade é que fomos dominados no primeiro tempo. Como todo mundo sabia o meio campo do Inter é muito bom. E o 4-2-3-1 deles funciona muito bem, com movimentação muito boa, e claro, a qualidade dos seus jogadores.

Acho que tudo que o Carpa quer fazer no nosso time deu certo para eles no primeiro tempo. Tinga é o Paulo Baier, ele cai pelos lados e avança para fazer o segundo homem de ataque, com isso abre um buraco no meio e D’Alessandro volta da esquerda e fica livre para armar o time. Pela direita Giuliano infernizava a vida de Paulinho e caia para o meio jogando nas costas dos volantes.

Enquanto isso do nosso lado Carpa armou o time errado de novo, como já tinha feito no jogo contra o Corinthians. Colocou Bruno na direita, Branquinho na esquerda, com Maikom Leite na frente caindo para a esquerda para abrir espaços para Baier subir e compor o ataque. Só que Branquinho não volta para fechar o meio e com isso nosso meio campo fica perdido com quatro atacantes e ninguém para levar a bola até la. E da-lhe chutão de zagueiro ou bolas desperdiçadas pelos laterais, enquanto os quatro estão marcados la na frente.

Foram vários chutões e poucas jogadas deram certo. Na metade do primeiro tempo Carpa inverteu e colocou Bruno na frente, Branquinho na direita e Leite na esquerda. Demos uma melhorada apenas, ainda faltava mais armação no meio. Mas numa falta cobrada magistralmente fizemos um a zero.
No segundo tempo quando todo mundo esperava o domínio do Inter voltamos melhor e no mínimo igualamos o jogo. Paulinho cresceu na marcação e parece que o time todo melhorou. De novo bruno estava pela direita, mas o posicionamento de Baier e Branquinho melhorou pelo meio e conseguimos criar mais e ficar com a posse de bola. A marcação dos volantes também acertou não deixando espaços entre as suas costas e a zaga onde no primeiro tempo jogavam Tinga e Giuliano. Rhodolfo, que tem que ser convocado hoje, foi soberano la atrás e assim no segundo tempo foram poucos sustos.

Bruno saiu e entrou Guerrón, não mudou muito, mas pelo menos prendeu mais o lateral Kleber que teve que se virar por ali com ele. A entrada de Ivan também não deu certo, logo foi expulso num lance que confesso não vi direito.

Apesar da superioridade do Inter no primeiro tempo o time nunca se deixou dominar e não desistiu nunca. A marcação adiantada dos meias atacantes e dos volantes funcionou mais no segundo tempo e tivemos inclusive chances de ampliar o marcador em algumas roubadas de bola. Branquinho parecia mais um meia no segundo tempo que aquele atacante apenas aberto pela ponta esquerda, e isso da qualidade ao meio.

Claro que o Inter saiu mais e isso criou espaços para que jogássemos em velocidade, e assim nosso time rende mais. Os quatro fixos la na frente não funciona, precisamos de espaço e velocidade para que o time jogue mais.

Ganhar num jogo tão difícil assim só qualifica mais o time a crescer cada vez mais. Maikom Leite foi fraco, mas pode e deve melhorar. Bruno se não for escalado de ponta direita pode render mais. Ainda falta um pouco mais dos laterais para o time ficar mais sólido. E Carpa tem que parar de querer trocar o ataque de posição a cada jogo. Bruno rende mais no meio da área, então que jogue ali.

O Inter é um baita time, mas nós ganhamos e o resultado não foi injusto, se eles tiveram uma bola na trave, nós tivemos mais chances no segundo tempo e no final da partida quase eles não entraram na nossa área. Não é qualquer time que vai ganhar deste Inter até o fim do campeonato. Mas nós ganhamos, e digo que foi merecido, se não pelo bom futebol, mas pela determinação e disciplina dos jogadores.

Para cima do Botafogo atrás desta vaga na Libertadores.

Abraços

Em tempo: Hoje aniversário do Marco "Onda". @marcoOnda    Esta coluna é em sua homenagem. Espero que tenha gostado.
Ontem tive o privilégio de assistir  jogo ao seu lado, demos muitas risadas. principalemte do Elias que estava junto. Parabéns amigo. E que continuemos comemorando muitos aniversários seus com muitas vitórias do Furacão.

Um comentário:

  1. Não foi injusta mesmo a nossa vitória em cima do inter! Mas eu não sei não.. esse time do atético não está me passando a mesma segurança que eu tinha nos outros anos (digo no último "ano bom" - 2005). Sinto que podemos perder a qualquer hora e se perdermos vamos cair numa corrende de derrotas parecida com a do Avaí.

    Abraços,

    Douglas de Souza

    ResponderExcluir