sábado, 4 de setembro de 2010

Na Parte de Cima da Tabela

 * Coluna escrita no dia 02/09/10 - Cap x Ceára - 2 x 1 

Ninguém questionou a escalação antes do jogo. Para a maioria o time era aquele mesmo que foi a campo. Mas o Carpa inventou de novo, sem ninguém perceber, nem mesmo a imprensa durante os treinos, ele puxou Chico para ser o zagueiro pela esquerda, transformou Diniz e Paulinho em alas e puxou Baier para ser o segundo volante. Um 3-5-2 clássico.
Só que mesmo de segundo volante, quando tínhamos a bola, Baier subia muito e ficava enfiado la na frente entre os zagueiros e Branquinho não achava um posicionamento para jogar também por causa disso.
Assim a bola saia la de trás sempre nos pés do Chico pela esquerda, acabou os chutões, foram poucos durante todo o jogo, mas Chico, que tem bom passe, não é o armador do time. Ficou claro que um dos meias tem que ajudar a levar esta bola e criar as jogadas. Muitas vezes Chico sozinho tinha que lançar diretamente para os atacantes e quase nenhuma dessas jogadas surtia efeito. Tanto que dominamos o primeiro tempo ali no meio campo, mas não entramos na área, foram poucas chances de chutes a gol.

No segundo tempo Carpa tirou Baier e Bruno e entrou com Nieto e Guerrón. Voltando o time ao 4-2-3-1, com Nieto bem fixo no meio. Prefiro definir assim o esquema em vez de 4-3-3 como muitos, porque tanto o Guerrón como o Maikon Leite voltam muito para marcar, não são atacantes puros, ajudam e muito na marcação, e só assim nos dias de hoje da para jogar com três atacantes. Mas mesmo agora com dois volantes e Branquinho mais solto na meia o time não engrenou logo de cara e o Ceará dominou o começo do segundo tempo. Foram várias chances de gol do time deles.
O time só melhorou quando Branquinho achou, digamos assim, seu posicionamento e fez com que o time saísse la de trás, e aos dezessete minutos num lance pela direita sai o primeiro gol e dali para frente tivemos o domínio da partida, com Branquinho daí sim aparecendo para o jogo e fazendo o time jogar bem. No fim apenas uma leve pressão do Ceara e um gol em que cada um tenta achar um culpado. Os volantes, a zaga e até o Neto foi citado como culpado. O cara entra na cara do gol livre e quer que ele faça o que? Acho que foi uma falha mais dos volantes que deixaram a jogada nascer, depois dali todos, digamos assim, falharam.
Agora tanto no 3-5-2 do primeiro tempo, como no 4-2-3-1 do segundo os laterais foram fracos. Paulinho até melhorou no segundo tempo, mas muito mais pela vontade do que pela técnica. Ainda é muito fraco para nosso time, continua sem cruzar a bola na área. Bruno afundou de vez e não deve permanecer de titular, Maikon leite foi mal ontem, não conseguia dominar uma bola, mas vale pela vontade, correu até o fim sem desistir.
Agora o que mais me preocupa é o caso do Baier, saiu atirando e Carpa parece que não gostou. Branquinho pode ter ganho a posição mas não vai jogar o campeonato todo sozinho, precisamos de elenco para suportar. Mais uma vez Gonzalez esteve no banco e não entrou. E se precisar dele numa fogueira daí vai estrear? A mesma coisa vale para a lateral direita onde só temos o Diniz. Se precisar vai jogar o Leandro? Na esquerda Bruno Costa já jogou muito mais que Paulinho, e agora no ataque vamos ver se Nieto toma conta da posição, fez uma partida boa ontem, bem diferente da última. E Guerrón continua devendo, ontem só duas jogadas boas e um perdida na cara do gol. Mas já da uma esperança. temos tudo para continuar brigando na parte de cima da tabela, mas não podemos discuidar de algumas carências do time, que podem atrapalhar durante este campeonato longo.
Só estamos bem de volantes, Chico é titular absoluto, e Deivid jogou bem ontem, consegue apoiar pelo lado direito e assim ajuda nas subidas de Wagner Diniz. É uma pena que nessa posição os jogadores não sejam tão valorizados, enquanto estivermos revelando zagueiros e volantes a torcida vai continuar questionando o “CT que não revela ninguém”. Mesmo com Rhodolfo, Manoel, Chico e agora Deivid jogando muito bem.
Abraço

2 comentários:

  1. Acho que o 4-4-2 é a melhor opção agora. Com o time que entrou contra o Ceará. Para este jogo contra o Avaí o Guerron deverá jogar, mas a minha dúvida é o porque ele só fica lá no lado direito, faça chuva ou faça sol. Ele deveria trocar de lado flutuar pelo meio, senão fica muito manjado. E a curiosidade de ver o Ivan Gonzales jogar, talvez amanhã...
    No mais, poupar o Baier para o jogo contra o Corinthians foi uma boa. Já acho que ele não aguenta os 90 mesmo.
    Abraço a todos e SRN

    ResponderExcluir
  2. Certo mesmo eh que o time esta tomando corpo, nao se iludam os mais afoitos em dizer que estamos nas libertadores, pois temos muito campeonato p/frente, vai ter pedreira p/frente! O Eduardo Cesar, falou uma coisa coerente, pq o treinador nao pede p/o Guerron fazer essa flutuacao? E outra coisa, pq o proprio Atleticano, fica depreciando uma mercadoria nossa (passe comprado), dizendo aos quatro ventos que o "cabron" nao joga nada, etc. Ele entrou com todo gas na estreia, e qdo apareceu aquele episodio da falta que ele cobrou e cairam matando em cima dele, ele se retraiu e pensou "nao estou na minha casa", agora soh joga quietinho o feijao c/arroz, deveria fazer uma campanha de apoio ao "cabron". Abracos ao Atleticanos!!!

    Roberto Takai

    ResponderExcluir