quinta-feira, 30 de setembro de 2010

E o Monte de Volantes Cade?

* Coluna escrita em 29/09/2010 - Atlético Paranaense x Vitória - 1 x 0 

Juntando o segundo tempo do jogo contra o Botafogo e o primeiro tempo do jogo contra o Vitória teremos o melhor jogo do furacão do ano, sem dúvida nenhuma.
A minha sistemática critica ao meio campo atleticano onde eu dizia que não tínhamos um homem que jogasse ali no meio armando o jogo foi resolvida com a presença de Paulo Bayer como um “segundo volante” dando assim ao time uma armação final bem mais qualificada do que a simples saída de bola feita pelos dois volantes convencionais.
Geralmente no esquema 3-5-2 tem-se a definição do primeiro volante e do segundo volante, com este saindo bem mais para o jogo e o primeiro ficando mais fixo na marcação ajudando a defesa. No esquema do Carpa ele tinha um volante de cada lado e os dois alternavam a subida ao ataque apoiando sempre pelo lado que jogam, enquanto o outro ficava e fechava o meio.

Ontem com a entrada de Baier ali Carpa inovou e jogou com um primeiro volante e fez de Baier um segundo volante que se movimentava por todo o meio campo dando ao time uma qualidade que faltava nas armações das jogadas.
Poderíamos chamar o esquema de 4-1-1-2-2, ou 4-1-3-2. Uma loucura total, mas foi isso mesmo que vimos em campo. Chico fixo lá atrás sem sair muito, Baier flutuando no meio e caindo pelos lados. Branquinho e Guerrón pelos lados do campo e na frente Bruno e Leite.
É um esquema arriscado e bem avançado, mas deu certo. O time dominou o primeiro tempo e só pela falta de um atacante de verdade é que não marcou mais gols. Nosso ataque esta muito mal. Pela direita Elder deu um apoio muito forte e junto com Guerrón deitaram e rolaram por ali, acabando com aqueles que diziam que Paulinho e Diniz não subiam muito por ordem do Carpa. E Paulinho continuou não subindo tanto, até acho que jogou razoavelmente bem, pois o Vitória jogou o tempo todo por ali nas suas costas, e ele até nem foi dominado tanto.
Claro que Baier não vai agüentar o jogo todo por ali, pois além de armar ele precisa voltar para marcar, e fez bem até, mas contou com uma ajuda muito importante e decisiva ontem, Guerrón. Ele voltou muito para marcar e no final do jogo estava exausto e não se agüentava mais, mas mesmo assim continuava incomodando pela direita, acho que foi um dos melhores em campo não pela técnica, mas sim pela vontade e cumprimento a parte tática. Branquinho fez o mesmo pela esquerda e ainda caia para o meio para armar o jogo, deixando um buraco na esquerda que não foi aproveitado por Paulinho, foram poucos cruzamentos por ali.
No segundo tempo o time caiu um pouco com a saída de Baier e o time até recuou um pouco, e pela primeira vez nas ultimas rodadas pegamos um time que não cansou, como o botafogo por exemplo, o Vitória continuou correndo e pressionando até o fim, mas batiam num paredão lá atrás que de novo pode ser o melhor da partida., junto com Chico, Guerrón ou Baier.

Enquanto o time ganhava eu escrevia que não estava bom ainda e alguns me criticavam. Pois era só isso que aconteceu ontem que eu pedia, nada demais. Agora que já vimos que pode ser feito e melhorado ainda, arrumando o ataque e o lado esquerdo, acredito que possamos manter esta pegada e chegar a Libertadores. Título? Bem depois do jogo contra o Cruzeiro conversamos sobre isso.

O título da coluna é uma homenagem aqueles técnicos e torcedores que acham que 3-5-2 com dois volantes não é defensivo, que improvisar volantes de alas também não.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário