quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ivan "O Terrível" Acertou o Esquema?

* Coluna escrita em 15 de Setembro de 2010 - Atlético Paranaense x Atlético Mineiro - 2 x 1
E será que nossa defesa vai começar a falhar todo jogo? Se acontecer isso estaremos em maus lençóis, pois o nosso ataque continua fraquinho, ninguém vem jogando bem ali na frente.
O jogo foi ruim, Carpa treinou um time para enfrentar os três zagueiros do galo, mas eles mudaram para dois e ele mudou também. Isso foi ele que disse depois do jogo. Então entrou em campo com o esquema de sempre e com o mesmo ataque que iniciou o jogo contra o Corinthians, só que com os jogadores posicionados de maneira diferente.
Branquinho era o meia atacante pela direita, Maikon Leite pela esquerda e Bruno Mineiro centralizado, mas com Paulo Baier jogando sempre muito próximo a ele. Só que Branquinho, mesmo deslocado por ali, joga mais que Bruno Mineiro, e com isso o time conseguiu criar um pouco mais, só um pouco. Ele fechava muito pelo meio e ajudava Baier na armação.
Chances foram criadas, e desperdiçadas, e parece que os gols perdidos forma minando a confiança de Branquinho que caiu de produção e se tornou quase o pior em campo. Acho que o pior foi o Maikon Leite que pouco produziu, perto do que vinha jogando.
No segundo tempo Carpa colocou Maikon Leite mais para o meio e colocou Guerrón pela direita e queria Branquinho pela esquerda, com Baier de segundo volante. Mas Branquinho teimava em ficar pelo meio e pouco produzia. Então ele partiu para a entrada de “Ivan o Terrível” e daí sim conseguiu que este jogasse bem aberto pela esquerda, com Guerrón pela direita e dois atacantes centralizados – Bruno e Maikon. Assim o time cresceu um pouco, pois Ivan se movimenta mais e com isso cria espaços. Se Guerrón fizer isso pela direita pode dar certo.
O esquema é bom, pode funcionar se bem treinado e se você tiver dois laterais bons. Pela direita tivemos, acho que uma das melhores partidas de Vagner Diniz. Apoiou bastante e com a ajuda de Vitor e Branquinho, ou às vezes o próprio Baier, conseguiu voltar a jogar bem e produzir para o time. Muitos o culpam pelo gol do Obina, não acho, quem marca o Obina é o zagueiro, o lateral sempre faz a sobra, seja de que lado for. Agora pela esquerda, sem comentários, fraquíssimo rendimento, dois cruzamentos durante todo o jogo, mais que a sua média por jogo, e claro pelo menos um lateral revertido, como sempre.
Agora o principal problema ontem, e de outros jogos também, é que o time fica aberto demais e quando não tem o apoio dos laterais a bola não chega à frente. Nosso meio campo, com Baier quase sempre adiantado não funciona. Vitor e Chico apóiam e sabem tocar bem, mas armar o jogo não. E ontem não renderam bem porque ficavam sozinhos no meio e com quatro jogadores marcados la na frente. Quando Baier voltou para ser o segundo volante e ficou mais para trás o time manteve mais a bola e conseguiu armar algumas poucas jogadas em passes dele.
Tivemos várias chances de gols e quase todas elas não foram criadas, foram conseguidos através de erros do galo pela forte marcação no meio, ou mesmo na saída de bola. Com a marcação bem adiantada do nosso time, roubávamos a bola e criávamos a chance, pois os atacantes estavam livres e chegando a frente com a bola em velocidade, e alguns entrando pelos espaços vazios. Quando a bola saia la de trás, com o time do galo postado na defesa, encontrávamos os atacantes já plantados la na frente, sem movimentação e com isso sem espaço para a movimentação.
Se Carpa conseguir manter nosso meio mais junto e fizer com que o ataque não fique plantado la na frente sem movimentação acho que podemos melhorar muito nosso jogo. A defesa, mesmo com a falha de ontem, vem se portando bem, e com a ajuda dos meias atacantes e volantes na marcação bem adiantada não corremos muitos riscos. Agora nossa saída de bola melhorou, mas para ali no meio porque a movimentação do ataque é pouca. Os laterais têm papel fundamental nesse esquema 4-2-3-1 tanto na defesa e principalmente no ataque.
Espero que a saída do Paulinho por suspensão mostre isso ao Carpa e ele não volte tão cedo. Já Diniz agora tem uma sombra, não acredito muito nele, mas é uma sombra. Os três pontos la em Goiânia seriam fantásticos, mesmo não jogando bem como ontem.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário