quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jogadores Certos nos Lugares Errados


* Coluna escrita dia 09 de setembro de 2010 - Atlético Paranaense x Corinthians - 1 x 1 
Não falo de arbitragem, somos roubados sempre, todo ano e em todos os campeonatos, como são os outros times que não são os do eixo. Temos que estar preparados para superar isto. E ontem não estávamos.
Carpa e o seu velho esquema 4-2-3-1 vêm dando ótima consistência a defesa. Paulinho e Diniz estão se tornando ótimos marcadores, agora falham muito no ataque. Paulinho não existe do meio pra frente, ontem perdeu lances ótimos em cima da avenida deixada pelo Alessandro, lateral deles que não marca ninguém, e Diniz até que melhorou no apoio, mas foi fundamental anulando Jorge Henrique, e cavando mais um pênalti na sua carreira.
O miolo da zaga de novo foi perfeito, ou quase, Manoel errou em alguns lances e continua com a mania de distribuir cotoveladas a esmo quando disputa a bola. Alguém tem que chegar nele e falar sobre isso, orientar. Rodolfo foi bem, só não elogio mais ele porque deixar Ronalducho dar um chute a gol com aquela forma dele fez com que ele perdesse pontos comigo.
Os volantes de novo se sobressaíram. Apenas Deivid que começou o jogo errando algumas bolas, mas com ele avançando pelo lado direito Wagner Diniz também cresceu, depois com Vitor, que também joga pela direita, o apoio ao ataque por ali foi bom. Chico tem se tornado a referencia deste time, mas erra uns passes porque Baier se esconde às vezes e não vem buscar a bola, ficando com ele a função de armar o jogo, daí já é esperar de mais. Mas na marcação foi muito bem.
E daí pra frente começa nossos problemas. No esquema do Carpa temos um meia centralizado, Baier, que avança demais no meu ponto de vista. E dois abertos pelos lados. Ontem ele colocou Bruno Mineiro pela direita, que deu entrevista depois falando que não tem essa característica, mas esta ai para ajudar. Só que não ajuda em nada, pois ele é apenas um bom finalizador e não consegue criar pela direita nada. E Branquinho pelo lado esquerdo. O próprio Carpa já falou que ele não rende por ali, e ontem não rendeu de novo. E colocar o pequeno Maikon Leite centralizado na frente para jogar no meio dos zagueiros é piada de mau gosto.
O time deu certo poucas vezes quando Baier voltou para buscar a bola trazida por Chico da defesa ao meio campo e Branquinho fechava para o meio, abrindo espaço para que Maikon Leite caísse pelo lado esquerdo e jogasse em velocidade, que é a característica dele. Mas daí faltava a referencia na frente.
No segundo tempo com a saída do Deivid aos sete minutos do segundo tempo – porque não trocou no vestiário? – e a entrada de Gonzáles. Baier veio para segundo volante, Chico fixou mais na defesa. Branquinho veio para o meio e Gonzáles ficou na esquerda. O time melhorou e passou a pressionar mais. Diniz com o apoio do Vitor atacou muito pelo lado direito até conseguir o pênalti. Acho que se tivéssemos um lateral esquerdo apoiando mais, e um centroavante de referência na área teríamos saído com a vitória contra os gambás.
Carpa escala os jogadores certos nas posições erradas. Basta colocar dois meias, um de cada lado, ou mesmo formar um losango no meio campo. Com Vitor centralizado, Chico do lado esquerdo e Baier pelo direito e Branquinho mais a frente pelo meio. Ou mesmo uma tentativa com Gonzáles e Branquinho, já que o paraguaio parece jogar mais pela esquerda mesmo, e com Baier e Chico de volantes.
Opções não faltam, mas Carpa insiste neste 4-2-3-1 e algumas coisas ficam sem explicações. Se Nieto foi bem porque não jogou ontem? Se Branquinho vem sendo o melhor meia que temos porque é improvisado pela ponta esquerda? Se ele falou de novo que o time se acerta com Baier de segundo volante porque não escalar assim desde o inicio? Baier não quer jogar assim? Que saia então porque todo mundo que da entrevista fala que joga fora de posição para ajudar o time, ele não pode?  
 Tirando o arbitro, Carpa foi o principal responsável pelo resultado, tanto pelo mal primeiro tempo, como pela melhora do time no segundo, resta saber se quer continuar escalando os jogadores certos nos lugares errados.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário