domingo, 18 de abril de 2010

Tentando Explicar o Inexplicável

E tudo o que previ aconteceu. Desde o inicio do ano e depois da entrada do Leandro escrevo sobre os defeitos do time. Muitos me chamam de reclamão, outros dizem que torço contra.

Mas esta ai, o time não joga mais do que isso, parem com essa frescura de dizer que perdemos porque não tivemos raça e vontade. Tivemos sim, mas o futebol apresentado nunca passou deste apresentado no primeiro tempo. Até foi bom, mas é muito pouco para um time que quer continuar na primeira divisão.

Perdemos o título por vários fatores, como a falta de reposição no meio campo e na direita, a falta de planejamento na hora de colocar em campo jogadores machucados como Bruno e Rodolfo que não jogaram hoje. E outros que ficaram de fora. As invenções do técnico mudando um time que vinha jogando melhor no começo. E outros, mas vou ficar só no jogo de hoje.

Começamos o jogo com o "bom" e velho esquema de três zagueiros e dois volantes, apesar de um dos volantes estar na ala. Tinha mais um meia sim, mas como o Valencia pela ala praticamente só marcava não adiantou muito. No começo ainda quando Tarta marcava o volante deles que caia pelas pontas dominamos o jogo, depois inexplicavelmente Tarta parou de marcá-lo e passamos a ser dominados. E o time deles jogava como queria pelo nosso lado esquerdo.

Não tem como fazer o Marcio marcar sozinho por ali se chegam dois ou três jogadores sempre por ali. Alguém tem que acompanhar e marcar. Mas pedir isso a quem? Chico que estava bem perdido deste lado? Ou a Alan que passeava em campo e não marcava ninguém. Essa foi uma das grandes diferenças do jogo, enquanto Donizete marcava em cima o Paulo Baier do nosso lado ninguém fazia nem faltas e tudo estourava nos zagueiros, que até foram bem, enquanto deu.

Mas nosso principal problema era o meio mesmo, com Baier marcado e Tarta não conseguindo fazer uma jogada, a saída eram as alas. Mas Márcio estava bem marcado e mesmo assim conseguiu jogar pelo lado esquerdo, até ser inexplicavelmente sacado do time. Não entendi até agora. E pela direita Valencia marcava bem, e só. Agora como que um treinador pega seu melhor marcador e coloca-o numa função que não tem haver com as características dele? Não ganhou um ala e perdeu o melhor marcador. Prejuízo em dois setores do campo.

E la na frente Javier ficava no meio enquanto Alex abria pela direita. Outra besteira do técnico. Se Javier vinha jogando bem como segundo atacante tinha que ser mantido assim. De novo perdeu as qualidades que ele poderia apresentar. Lembro de dois bons lances de Javier aberto pela esquerda e dois ótimos cruzamentos que não foram aproveitados por Alex. Outro chute de Alex Mineiro e uma jogada que Tarta perdeu o gol logo em seguida que tomamos o gol. E o restante quase só bolas paradas ou sobras delas. O meio não criou e o ataque não rendeu. Básico no futebol. Agora relembrem as boas partidas do Atlético com boas participações dos atacantes e me digam como era nosso meio campo?

As substituições foram inexplicáveis mais uma vez. Tirar um zagueiro pelo outro? Para que? Para culpar Vanegas pelo gol? Para Bruno fechar o lado esquerdo? Ou mesmo avançar por ali? Marcio então foi brincadeira de mau gosto. A única que da para dizer algo é a do Alex que estava visivelmente cansado. Mas com todos estes atacantes quem levava a bola para o ataque? Claro que ninguém e eles passaram a dominar o jogo. Não conseguimos reagir. Precisávamos de meio campo e ele troca os zagueiros e alas. Também ia colocar quem? Claro o netinho que pelo menos consegue tocar a bola e ao se juntar ao Baier conseguiu fazer o ataque jogar melhor em algumas partidas. Mas inexplicavelmente ele abdicou do que tinha dado mais certo até agora.

Na entrevista coletiva do técnico as desculpas de sempre, como as contusões, como se não fosse dele a responsabilidade de escalar Bruno não todo recuperado contra o Operário. E tem uma mais antiga, lembrou e acusou Antonio Lopes. Sinceramente não entendi. Falou que o campeonato acabou e queria desabafar contra o Lopes. E o jogo quarta? Ele sabe que não fica mais que o paranaense então não da à mínima para a Copa do Brasil? Todo mundo sabia como o time deles jogava e o que foi feito para parar isso? Escalar jogadores que não vinham jogando? Improvisar outros?

Sinceramente não entendi a escalação de jogadores que ele mesmo não vinha usando, e as substituições não entendi mais ainda. Se é que foi ele que escalou o time?

Temo pelo time quarta.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário