sábado, 17 de abril de 2010

Como Ganhar o Atletiba

E depois de muitas turbulências passadas desde o último jogo chegamos ao sábado, véspera de “crássico” contra os verdes da série B e não temos o time definido.

Rodolfo não deve ter condições de jogo. Deu entrevista falando que vem sentindo dores faz tempo, e na última partida a lesão aumentou. Mas não pouparam jogadores no último jogo? Se ele disse que estava com dores porque não ficou de fora?

A outra dúvida é Bruno Mineiro, já entrou meia boca e tomou tantas que nem pode jogar la em São Paulo. E deu naquele esquema bisonho que sem força no ataque não conseguimos pressionar mais o time deles e acabamos perdendo um jogo que tinha tudo para ser nosso.

Sem esses dois Vanegas deve assumir a vaga na defesa, jogar na sobra. Fez até aqui uma partida ridícula e outra boa. Espero que não comprometa. Apesar de achar que o cara que joga na sobra não pode ser lento como ele. Mas como o esquema do Leandro são três zagueiros quase sempre la atrás e não com um libero que flutua e joga por todo campo, pode dar certo com ele mesmo.

Na frente se Bruno não jogar deve jogar Patrick, que vem perdendo muitos gols, mas joga mais de fixo dentro da área e libera mais o Javier. Não adianta colocar o Marcelo, por exemplo, e não ter uma referencia la dentro da área.

Se eu fosse o técnico escalaria o time da seguinte forma: aproveitando que não terá Rodolfo, colocaria o Fransérgio como líbero e faria com que ele marcasse mais a frente da defesa e cobrisse as laterais, principalmente à esquerda. Na ala da direita colocaria o Marcelo para jogar bem avançado, quase como um ponta direita.

Assim ganharíamos em velocidade pelas alas e teríamos uma boa cobertura no meio. Porque no último jogo em casa contra eles fomos dominados pelos dois alas e pelos volantes que saiam muito para o jogo, e claro nossa incrível capacidade de ficar la atrás esperando o time deles atacar.

Amanhã temos que atacar e pressionar desde o início, então não adianta ficar com os três zagueiros plantados la atrás, um ala na direita que marca muito la atrás e quase não ataca, e dois volantes. Acontecerá como nos outros jogos, os volantes se escondem na saída de bola, os zagueiros acabam indo a frente para poder armar jogadas e o time acabara ficando vulnerável ao contra ataque de qualquer jeito.

Então o melhor a fazer é pressionar com marcação mais adiantada e ter mais volume de jogo no meio campo para ficar o maior tempo possível com a posse de bola, sem isso só sairemos vencedores caso uma bola parada decida o jogo, o que, aliás, é bem possível que aconteça, pois duvido que o Leandro ouse e mude o time, ele vai acabar jogando como vem fazendo com os 03 zagueiros e dois volantes e ainda o Raul recuado. Salve-nos bola parada.

Abraços

Um comentário: