quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Au! Au! Au! Queremos Lateral

É assim que a gente gosta de ver o time em campo, mesmo passando alguns sufocos dominamos a maior parte do jogo e ganhamos na base da qualidade técnica dos nossos jogadores.

O começo do jogo foi diferente dos outros e não ficamos esperando o adversário tomar a ação. O time era um 4-3-3 com Madson pela esquerda e Guerróm pela direita. Baier centralizado jogava sem marcação e fazia do jogo o que queria. Tinha o apoio de Fransérgio, que se não foi um esplendor, pelo menos levou a bola ao ataque, trocou passes e até finalizou em gol preenchendo os espaços deixados pela defesa do Roma.

Assim dominamos até uns 25 minutos de jogo e depois fomos perdendo o meio campo e deixamos o Roma tomar a ação do jogo. Com o 4-3-3 do SS com um segundo volante bem definido o time ficou um pouco vulnerável, pois os dois atacantes pelas pontas não ajudavam na marcação, Baier dava o bote no meio campo, mas com as subidas dos volantes e a fraca marcação de Ale o Roma dominou o meio e pressionou nossa defesa que continuava perdida sem saber quem marcava quem.

No segundo tempo,uma falha do Gabriel na marcação da bola parada e o empate assustou, álias Gabriel falhou varias vezes durante o jogo, mas pra nossa sorte as falhas não foram aproveitadas. Numa saída de bola errada deles passamos a frente de novo e o gol deu tranqüilidade depois do susto.

Ai mais que de repente SS coloca Vitor no lugar de Ale e arruma nosso meio, a partir daí o Roma perdeu todo o meio campo e quase não sofremos mais pressão. Ué porque será? Será que é porque Vitor marca?

Fizemos mais dois gols em falhas de saídas de bolas dele e na qualidade de nossos jogadores de meio campo e ataque e assim o jogo ficou dominado. Time jogando o simples. Um segundo volante que sabe passar – e precisou contratar?- um outro volante que marca, dois meias jogando soltos, e atacantes que conseguem dominar e chutar, necessariamente nesta ordem. Então o que falta? Laterais é o que falta.

Nosso maior problema hoje, e já faz algum tempo, são os laterais. Paulinho cruzou duas bolas erradas pra dentro da área. Meu Deus!!! O cara tinha uma avenida para atacar e não conseguiu fazer nada, e na marcação num lance no final do jogo Lucas dando cobertura sinalizava e gritava para ele ir em cima do adversário e ele ficou parado na jogada.

Pimentel cruzou duas bolas da intermediaria. Se pegarmos os cinco jogos deste ano temos uma média de, no máximo, dois cruzamentos por jogo de cada lateral. Só em cima do Paulinho o Roma cruzou umas oito bolas, se contarmos apenas da linha da grande área até a linha de fundo. É muito pouco para um time de série A esse aproveitamento dos laterais.

Se nossos meias jogam, se o volante consegue chegar à frente nos espaços abertos porque os laterais não produzem? É o esquema? Acho que não, porque quando você tem dois pontas abertos, ou os pontas abrem a diagonal para o lateral entrar, ou abrem a ponta quando fecham pelo meio. E isso aconteceu sempre durante este jogo, e eles aproveitaram?

Precisamos urgente de uns laterais para que quando pegarmos times de verdade que marquem descentemente os meias a gente tenha como desafogar eles com jogadas pelas pontas. Os laterais precisam apoiar ao ataque e fazer com que a defesa abra na sua marcação, ou mesmo traga um atacante com ele. Mas isso não acontece no nosso time.

Enquanto a torcida grita Oh! Oh! Oh! Queremos treinador! Junto eu vou gritar mesmo: Au! Au! Au! Queremos lateral!

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário