domingo, 25 de julho de 2010

Estamos Ganhando Corpo

Ganhamos fora de casa. Duas vitórias seguidas em cima de dois clubes de primeira divisão. Não levamos gol de novo. Não tomamos cartão. Está bom assim?

Quando a dois jogos atrás escrevi que era um time a deriva sinceramente não esperava recuperação tão rápida. Não que ache o time uma maravilha, mas acho que estamos no caminho. Agora temos um esquema bem definido. E cada um sabe o que tem que fazer em campo, mesmo que não faça com a maior qualidade.

Começamos o jogo meio tímidos e muito la atrás, o lateral direito do Goiás subia muito e isso empurrava o Paulinho la para trás quando deveria ser o contrario. O Paulinho avança pela ponta e o lateral fica para marcá-lo. Pela direita mais folga, pois o lateral ficava para marcar o Bruno Mineiro que ficava bem aberto por ali.

Não chutamos nenhuma bola no gol no primeiro tempo, válida diga de passagem, mas numa linda jogada do lateral Bruno Costa, que jogou bem de novo, Manoel cabeceou sozinho e o gol nos deu uma tranqüilidade muito grande, mesmo tomando sustos o time se portou bem. Baier bem marcado não conseguiu reeditar o mesmo jogo passado, mas conseguiu segurar um pouco a bola no meio e criar algumas jogadas, faltou apenas o chute a gol.

No segundo tempo o Goiás veio para sufocar e avançando o time fez com que recuássemos muito. Paulinho quase se tornou um lateral mesmo, pois não subia mais, e os volantes recuaram muito na marcação. Mas em compensação os contra ataques começaram a aparecer. E com a ineficiência do ataque do Goiás em colocar a bola dentro da área facilitou as coisas.

Com a saída do Alex, que de novo não rendeu bem neste esquema de três atacantes com ele centralizado e hoje ainda abandonado pela dois pontas que só marcavam, o contra-ataque apareceu e tivemos chances de matar o jogo. Até que Maikom Leite fez um golaço tirando dois zagueiros da jogada e batendo firme no canto.

A pressão continuou, mas a trave e a má pontaria do time deles ajudou a ficar tudo como estava, mesmo com algumas falhas do Leandro e a, já citada, recuada dos volantes esperando muito la atrás o meio campo deles, deixando um espaço muito grande para o toque de bola.
A substituição do Baier pelo Branquinho e depois a saída do Diniz que há muito tempo não subia para o ataque deu mais força ao meio campo e no fim do jogo até corremos menos riscos do que no começo do segundo tempo.

O time cresceu de produção, ganhou duas seguidas, mas ainda temos falhas. Leandro é fraco, e deve dar lugar a Rodolfo que volta de suspensão. No meio Chico e Vitor jogando um de cada lado tem muito a evoluir. O que temos que acertar é este ataque. Alex não rende tão isolado dando trombada sozinho. Paulinho volta muito bem, mas no ataque não rende nada, e Bruno pela direita também não consegue jogar. Ele é finalizador.

Sobre as opções para melhorar o ataque falamos durante a semana. Agora é só esperar que o time tenha tranqüilidade durante a semana para treinar e ver se conseguimos emplacar a terceira seguida.

Abraços

3 comentários:

  1. Bastante otimista você está sendo, Barilcka. A mim o time ainda não convenceu, excetuando-se os jogos contra Botafogo e Santos. Contra o Goiás teve sorte, e mais competência na finalização. Está longe do time que eu gostaria, e ganhou de times inferiores - se não na técnica, na motivação.

    ResponderExcluir
  2. Eu ja tinha gostado do time contra o Cruzeiro, principalemnte no primeiro tempo, então depois de duas vitórias só tenho que ficar animado. Mas veja que cito vários pontos que precisamos corrigir. E que se nada for feito pode dar errado em outros jogos e comprometer. sei que não somos uma maravilha de time, mas podemos evoluir.
    Obrigado pelo comentário
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Concordo que, contra o cruzeiro, o time apresentou evolução já. E contra o Goiás, tivemos sorte! Mas eu gostei mais do alex do que do Bruno mineiro, nos dois últimos jogos! Pra mim, ele deve ficar no ataque, ao lado de Guerron!

    ResponderExcluir