segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Estamos Jogando Futebol

Sempre reclamei das retrancas impostas ultimamente no Furacão. Sempre dizia que jogávamos no 5-3-2 em vez do 3-5-2 porque os laterais mais defendiam que atacavam. Sempre critiquei a postura do Lopes por fazer que atletas como Wallyson e Marcelo marcassem La atrás. Sempre critiquei os dois volantes que só marcavam e pouco saiam para o jogo.

Então se sou coerente não posso criticar o time do Carpa, pois ele acabou com tudo isso e resolveu fazer o Furacão jogar futebol. Chegamos ao Maracanã para jogar com um dos líderes do campeonato e dominamos todo o primeiro tempo. É dominamos sim, apesar do gol eles não fizeram mais nada. Conseguiram depois do gol um pouco mais da posse de bola, mas só isso, nada, além disso.

Chutamos seis vezes no gol deles, e criamos várias jogadas de perigo, principalmente pelo lado esquerdo com Bruno Costa e Paulinho por ali. Os dois jogavam bem, pois Beleti que fechava aquele lado estava totalmente perdido em campo, e o lateral não sabia se marcava o Bruno ou ia atrás do Paulinho.

Mas não aproveitamos as chances e numa jogada onde todos falharam, desde a pressão na saída de bola, onde todo mundo resolveu reclamar de uma bola que não saiu até o goleiro Neto que ficou plantado no gol e não saiu para cortar o cruzamento passando pela falha mais grave que foi a de Bruno Costa em achar que a bola sairia pela lateral em vez de dar um chutão logo para o lado que estivesse virado. O gol quase mudou o jogo, mas nos recuperamos e se tivéssemos empatado no primeiro tempo talvez conseguíssemos voltar com a vitória.

Mas o segundo tempo começou e agora explico o motivo que mudou o jogo. Pelo menos para min. Murici percebeu que Beleti estava perdido pelo lado direito da defesa e sacou ele. Mas Carpa fez mais, tirou Bruno Costa, recuou Paulinho para lateral e colocou o Maikon leite. Os dois foram praticamente nulos e por ali acabou nossa jogada mais forte de ataque. Agora pergunto: Paulinho vai ficar no time até quando jogando nada como vem fazendo? Assim Carpa acabou ajudando Murici, destruiu nossa principal jogada quando o Flu tentava corrigir sua marcação para anulá-la.

Com a subida de produção do meio campo do Flu acabamos nos perdendo na marcação ao Conca e isso fez com que ele jogasse livre. Jogadores como ele não podem ficar livres sendo marcado por zona como fizemos. Lembrem como Baier jogou contra o Santos e arrebentou com o jogo, pois o Santos cometeu o mesmo erro. Com Conca livre e o Atlético se mandando ao ataque foi fácil tomar a bola no meio e daí sim dominar o jogo. Os gols foram conseqüência da forma que o jogo tomou, e mesmo assim ainda perdemos gols no final quando o Flu resolveu só marcar. Podemos até questionar se seria melhor colocar outro meia em vez de um atacante e sacar o lateral direito, que não vinha jogando nada.

Perdemos por erros individuais, que poderiam e devem ser cobertos pelo sistema de jogo, mas daí falhamos nesse ponto também. Mas jogamos futebol, fomos pra cima, não ficamos La atrás e colocamos mais um volante no time para segurar o 1x0 contra e tentar o empate numa bola parada. Perdemos, pois pecamos em querer virar o jogo. E o time que estava do outro lado é o líder do campeonato, só isso, em pleno Maracanã.
Espero que o Carpa reveja o Paulinho, que na minha visão não jogou nenhuma boa partida, espero que ele reveja o Alex Mineiro, ainda mais agora com Bruno suspenso, espero que ele reveja o Maikon Leite que entra e fica perdido correndo como um louco, mas produzindo pouco. Espero que Guerron ganhe ritmo nesta semana. E espero sinceramente que continuamos a jogar futebol como há muito tempo não fazíamos. Sei que vamos perder muitos jogos por causa disso, mas com certeza vamos ganhar também. E prefiro perder jogando.

Em tempo: esqueçam do Washington, deixem ele pra la, nossos problemas são outros.

Abraços

Barilcka

Nenhum comentário:

Postar um comentário