terça-feira, 13 de julho de 2010

O Esquema da Moda 4-2-3-1 e o Furacão

Então agora a moda é o 4-2-3-1. Pesquisando na internet li que este esquema foi criado na Inglaterra em 2005 por Sir Alex Ferguson. Não vou me estender em porque tudo que aparece de novo é na Inglaterra com seu futebol burocrático e pobre, no sentido técnico, mas se puxarem pela memória lembraram que o Flamengo daquela geração de 80/82 já jogava assim.

Foi Cláudio Coutinho que armou o time assim a primeira vez, e olha só que coincidência, Carpa que jogou assim naquele time, assumiu o time depois e manteve o esquema. A diferença é que era um volante só e por isso os dois atacantes fechavam pelo meio. Tita fazia isso magistralmente naquele time.

O Mestre Tele Santana usou o mesmo esquema na “seleção’ de 82. Eder fechava o meio campo muito bem pela esquerda, e Zico e Sócrates revezavam na armação e nas caídas pela direita. Falcão e Cerezo eram os dois volantes. Serginho o atacante isolado. Depois o mestre usaria no São Paulo de novo, na época dos “menudos”, com Muller, Silas e Cia.

Então o “novo’ de agora já é velho aqui. Mas nenhum “colunista famoso” disse isso por tanto o esquema nasceu na Inglaterra em 2005. Fazer o que.

Agora chegando ao Furacão e a tentativa de implantação deste esquema pode dar certo se os atletas certos forem escalados nas posições certas. Ninguém ainda se convenceu de que o esquema usado será esse, pois as improvisações no time são tantas e as mudanças também que ninguém sabe ao certo nem o time que joga amanhã, muito menos o esquema.

Supondo que o esquema seja este mesmo vamos ao time. Neto sem problemas. Depois a zaga, ou a linha de quatro: Leandro, Manoel, Rodolfo, Jean. E aqui já temos o primeiro problema. Se o esquema tem dois zagueiros e dois volantes e mais três meias é para que os laterais avancem. Qualquer time hoje que jogue neste esquema tem dois laterais que avançam. Quando eles passam alguém do meio sempre cobre. Agora minha pergunta: Leandro vai avançar? Não, claro que não vai.

No meio com dois volantes bons em saída de bola e mais um meia que jogue rápido tem sempre um jogador aberto de cada lado. Estes jogadores sempre foram atacantes que foram recuados para jogar assim. Aqui no nosso caso teremos um lateral esquerdo que fará a função de atacante pela esquerda. E um atacante que é ótimo finalizador, mas não é bom no toque de bola e armação de jogadas pela direita, nem rápido para jogar em velocidade.

E no ataque um ex-atleta, que faz dois anos que não consegue jogar bem. Quando jogou mal no inicio do ano falaram que era por causa da condição física. Agora depois de 40 dias de treinos quero ver a desculpa que será dada se ele não conseguir jogar bem. Este esquema pede um centroavante trombador que faça o papel de pivô, que brigue com os zagueiros. Basta ver na Espanha a dificuldade que teve quando perdeu o Torres e teve que jogar com o Villa que não tem essas características. Alex não é esse jogador, e como sempre disse: ele nunca foi o primeiro atacante, todas as melhores fases de sua carreira foram de segundo atacante. Mas insistem em negar isso, não sei por quê.

Então foram 40 dias de treinos, amistosos e etc., e hoje não sabemos o time, nem o esquema, e apenas um ou dois dos supostos reforços vão jogar. Espero que o Carpa saiba o que esta fazendo. O esquema não é o fundamental, o principal é ter jogadores que façam aquela função que o esquema pede. Não adianta improvisar e dizer que o cara vai realizar aquela função se ele não tem condições de fazer isso. Acho que este esquema 4-2-3-1 dele é um 3-5-2 disfarçado e torto, pois teremos dois alas pelas esquerda e nenhum pela direita, dois volantes e um meia só. Ou vamos acabar indo de 4-4-2 bem retranqueiro, com um zagueiro de lateral e um lateral no meio campo. Vamos aguardar o time em campo para ver no que vai dar.

A expectativa da torcida é grande, todos só falam em vitórias. Muitos falam em Libertadores, outros que é um timaço e só teremos vitórias. Agora com todas estas improvisações muitos já se assustaram. Espero amanhã ver um bom jogo e falar depois que o Carpa conseguiu fazer este time jogar, seja o esquema que for.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário