sábado, 22 de maio de 2010

Mais Improvisações

Às vezes acho que eu não entendo nada de futebol mais e por isso fui fazer uma pesquisa sobre o Branquinho, que estréia amanhã.

Ele jogou no Ceará, depois foi para o Botafogo-SP, depois estava na reserva do Barueri e finalmente foi para o Santo André no final de 2009. Em todos esses times não consegui encontrar noticias falando dele jogando como atacante.

No Santo André revisei todos os blogs e noticias principalmente sobre a final do Paulista e não consegui encontrar um comentarista que viu o esquema que o nosso técnico Leandro Niehues descreveu sobre a posição do Branquinho no time deles.

Ele falou que jogavam num losango no meio campo com o Branquinho mais a frente e os outros dois meias recuados e um volante fixo la atrás. Mas todos os comentários que li sobre o time do Santo André falam em dois meias, um pela esquerda – Bruno César – e outro pela direita – Branquinho- e dois volantes la atrás.

E olha que li vários que acompanharam todo o campeonato paulista, inclusive os dois que mais respeito, Paulo Vinicius Coelho da ESPN, e Mauricio Noriega da Sportv. E os dois falam em dois meias sempre.

Assim sendo me pergunto por que nosso técnico vai improvisar no ataque um dos melhores meias direitas do campeonato paulista de 2010, campeonato dito por todos como o mais forte do pais, porque ele vai perder um bom jogador que atravessa a melhor fase da carreira e colocá-lo no ataque, mesmo sabendo que ele já jogou assim algumas vezes, mas nunca consegui destaque assim, por quê?

E tem mais, alem de improvisar o meia ali ele ainda tira do jogo nosso melhor atacante deste ano. Bruno fica no banco mesmo depois de todo o esforço para recuperar ele desde que se machucou. De jogador fundamental para jogar no sacrifício alguns jogos, de jogador essencial sendo comentado por muitos que perdemos várias partidas pela falta dele, agora ele vai para o banco? Pergunto de novo: por quê?

Simplesmente para continuar com seu esquema, que ele tanto acredita? Ou para manter no time jogadores que não podem sair? Agora temo muito por esta teimosia de adaptar ao esquema os jogadores quando deveria ser o contrário. O esquema tem que ser adaptado conforme a qualidade dos jogadores que você tem. E poderia citar aqui vários técnicos que fazem isso muito bem, mas o jeito é torcer para que ele esteja certo e o time não complete a sétima partida sem vitória.

Vamos ver se o esquema se sustenta com um meia apenas, ou vamos jogar com um atacante la na frente e o time mais recuado com a volta do Branquinho para jogar no meio. Vai que o Luxemburgo esquece de mandar marcar o Paulo Baier e a gente consegue um bom resultado.

Abraços

2 comentários:

  1. É exatamente o q eu penso Barilcka. Juro q cheguei a acreditar q iríamos com esse time para o jogo: Neto, Diniz, Rodolpho, Maneco e Azevedo, Valencia, Chico, Baier e Branquinho, ne frente os 2 Mineiros. Mas aí seria pedir demais né?! Criou-se no CAP uma lenda q só podemos jogar com 3 zagueiros + 2 volantes. Ocorre q o nosso único meia de armação tem 35 anos e, sendo bem marcado, ficamos de novo na expectativa da bola parada. Sem contar na falha de cobertura q temos e ainda não foi concertada e a inoperância ofensiva dos nossos volantes titulares (Bahia e Valencia). O nosso time é fraco mas não é tão ruim como está parecendo. Se tivéssemos um treinador q armasse o time de forma simples, fácil dos jogadores assimilares, com 2 meias pra dividir a responsabilidade de armação e servir de opção ofensiva, estaríamos vislumbrando dias menos sombrios nesse brasileiro. Mas nosso comandante é o "News". Já passou da hora desse cara pedir o boné.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Há tempos acho que enxergo o mesmo que você, ainda que me julgue um "animalzinho" às vezes pra enxergar o jogo. O que o Niehues está fazendo é sacanagem. Escala mal, não tem comando, não tem convicção, fala mais que a boca e não explica nada, além de ser o cara que mais usa o vocábulo "situação" em entrevistas coletivas da via láctea.

    Assim como você, há muito não consigo compreender 2 volantes e 3 zagueiros. Principalmente se os 2 volantes não saem pro jogo...e pior: deixam a defesa vulnerável. Será que sou louco o Niehues é cego?

    Tenho pena do Netinho, que se não é um primor de qualidade, é esforçado. Sò que basta o cara pegar na bola que a torcida "escutadora" dos Pherrando Gomes da vida xingam o cara, agora, Alan Bahia pode jogar 10 jogos sem pegar na bola, sem marcar, sem auxiliar no meio, que fica tudo bem. Vá entender...

    Alex Mineiro está fazendo valer o que eu "antevi" ano passado, ou seja, a patacoada que foi sua contratação. Um jogador caro que não rende nada... e pelo jeito, não vai render. Não marca, joga fora da posição que deveria, não gira, não dribla, não chuta, não segura marcação... nada. A escalação do Branquinho no ataque foi de doer o estômago. Todo mundo sabia que não ia dar certo, menos o Niehues. Resultado: jogamos o 1º tempo inteiro sem ataque.

    Tenho convicção que enquanto não tivermos 2 armadores no meio, nada vai andar. O time é fraco, mas nosso "treineiro" mais ainda.

    Saudações furaconenses, na esperança que nossos dirigentes tenham piedade da gente.

    Geca

    ResponderExcluir