sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Maior Campeonato do Mundo

E vai começar o Maior Campeonato Nacional do Mundo. Maior não em tamanho, mas em disputa e emoção. Nenhum outro campeonato nacional tem tantos postulantes ao título como o Brasileiro, ou alguém imaginava o flamengo campeão ano passado?

E assim temos que deixar a paixão de lado e analisar friamente nosso time. Para tentar almejar algo a mais. Diga-se nosso bom time para esse campeonato. O problema é que time não ganha campeonato, elenco ganha. E elenco nós não temos, e explico por que.

Temos dois goleiros inexperientes, Neto tem tudo para ser uma das revelações do Campeonato, já apontado por alguns da imprensa nacional. Foge-me agora outro goleiro que saia tão bem do gol como ele, mas já mostrou que é falho nos chutes de longa distância e nas faltas. Se melhorar, e acredito que possa, tem tudo para jogar um bom campeonato. Os reservas são bons, mas na base, nunca jogaram assim.

Na zaga temos confiança, mas não temos reposição. Já para o primeiro jogo se Manoel e Bruno Costa não puderem jogar o bicho pega. Chico deve voltar à zaga, onde é pior do que quando é volante, e Leandro deve estrear, e é só isso. Cartões, contusões num campeonato longo desse e estamos no buraco. Espero que Rodolfo tenha curado sua dor na coxa porque com certeza é nosso melhor zagueiro e também tem tudo para fazer um grande campeonato.

No ataque Bruno Mineiro continua vetado depois da besteira imensa de colocarem ele meia boca contra o Operário, aquele jogo nos custou muito. Não que eu ache ele um craque, mas é o melhor definidor que temos. Marcelo e Javier “Pepe Legal’ Toledo disputaram a outra vaga, o primeiro vinha sendo nosso melhor atacante até se contundir, Javier chegou e mostrou serviço, quando entrou Alex Mineiro junto com ele caiu de produção e já querem crucificar ele? Alex pode contribuir se estiver bem fisicamente, o que acho difícil. Patrick foi afastado inexplicavelmente e Bruno Furlan devolvido aos juniores. E vem mais alguém para o ataque? Wallyson nem conto mais. Quer ir embora? Vá. É uma perda grande, mas nada substitui a vontade. Precisamos sim de mais um atacante, e tem vários dando sopa por ai, vamos esperar que algum caia o colo da diretoria, quem sabe assim conseguem contratar.

E deixei por último nosso principal problema: o meio campo, e como o nosso técnico, que falo no final, é fanático pelo 3-5-2 incluo ai os alas, mas eu vejo o esquema como um 3-4-1-2 e explico na seqüência. Na esquerda Márcio Azevedo, se não for para Turquia, é nosso grande jogador que pode ajudar e muito no meio e ataque. Corrigindo o problema de cobertura nas suas costas, que é o ponto chave deste esquema, poderemos ter grandes apresentações dele. Na direita uma incógnita total, se vier o Diniz do Vasco ótimo. Será um grande reforço, mas se vier o que não jogou nada no Santos e o que ficou parado no São Paulo estamos ferrados, pois Lisa não tem a mínima condição de enfrentar um campeonato brasileiro. Tomara que eu esteja errado quanto a isso, mas a ala direita vai continuar sendo o nosso lado mais fraco.

Juntando a isso dois volantes que não conseguem sair jogando, pois não acertam um passe, e não conseguem manter a posse de bola vai ser chutão para todo lado. Alan e Valencia poderiam até jogar juntos num 4-4-2, quando com dois meias de verdade o time poderia suportar a falta de criatividade dos dois. Mas ai a defesa sofreria e muito, pois Alan nem marcando bem esta ultimamente, ao contrário do Valencia que mantém suas partidas num nível ótimo, apenas na marcação. Com isso Paulo Baier, titular absoluto e nosso único escape estará sempre sobre carregado apenas contando com Márcio Azevedo para lhe ajudar na armação da equipe. Marcando e bem os dois o time praticamente morre, e foi isso que aconteceu contra o coxa e o Palmeiras. Netinho pode ser útil e sempre foi. Jogando como segundo volante consegue dar seqüência na jogadas e mantém muito mais a posse de bola. Tarta não fez uma partida boa até agora, e nosso meio campo é só isso. Não temos ninguém para variar o esquema de jogo, não temos um meia atacante que entre para pressionar o adversário e bem não temos mais ninguém. E isto vem desde o ano passado, mas parece que todo mundo ta satisfeito com esses jogadores que estão ai.

E por último nosso técnico. Ele fala que usa o esquema 3-5-2, mas o que vejo em campo é um 3-4-1-2. Com os alas e os dois volantes, mesmo com o Netinho em campo, um pouco mais recuados e o Paulo Baier flutuando mais a frente. Sempre um atacante mais fixo e outro pelos lados. Alex quando jogou voltava muito para buscar o jogo, e assim não se tinha referencia la dentro da área. O time ficava muito recuado e não pressionava como devia, já que o sistema 3-5-2 é usado para que os alas fechem o meio campo e pressionem a marcação já no meio campo. Espero que ele volte a utilizar um volante só, como no começo do seu trabalho onde o time deu uma crescida enorme, quando voltou a esta escalação clássica o time caiu de produção e não rendeu. Unindo isso às substituições patéticas feitas por ele algumas vezes destruindo o pouco que estava certo o time afundou de vez.

Espero que ele tenha trabalhado mais com este grupo e que tenha visto os erros, tanto os seus como os dos jogadores escalados por ele em funções erradas, e possa tirar de cada jogador o seu máximo. Espero que ele veja que com o grupo limitado que tem nas mãos o melhor é aproveitar as qualidades de cada um da melhor forma possível e não querer que um jogador que não tenha certas características faça aquilo que ele quer, ou ele acha que o jogador pode fazer.

O time é bom, mas o elenco todo é fraco. Precisamos de reforços, senão a coisa pode ficar feia para o nosso lado. Agora parece que os primeiros sete jogos antes da Copa será um teste, segundo fala a diretoria, o elenco será testado e etc. Mais testes para que? Não deu para vê ainda que o elenco é fraco? Já pensou ir para a Copa com sete vitórias no bolso? Impossível? Claro que não se o time já estivesse pronto, mas não esta e pelo jeito nem vai estar tão logo.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário