sábado, 5 de março de 2011

Para que Inventar?

Qua, 02 de Março de 2011 23:50


Quando o jogo acabou a torcida vaiou o time, então não precisa dizer mais nada, foi ridículo. Tomar um gol e ficar segurando o jogo contra este time semi-profissional do Acre é piada. E quando vier um time de verdade jogar aqui como vai ser?

Geninho diz que seu esquema é igual ao do São Paulo, não sei se é, mas se for esta explicado por que o São Paulo não consegue ganhar um clássico desde o ano passado. Jogar com três zagueiros e não ter alas que ataquem e pressionem o meio campo não serve para nada, só para chamar o adversário para cima de você.

Paulinho recuava demais para fechar a zaga, Kleberson estava totalmente perdido e não sabia se atacava pelo meio, se atacava pela ponta, se marcava o cara que caia no meio ou se ficava la na direita do lado do Manoel. Foi com certeza, o pior jogador em campo, e não só por culpa dele, mas sim por causa deste esquema em que ele não tem função e assim não ajuda o time. 

Agora imaginem quando um time de verdade vier jogar aqui e colocarem uma triangulação nesse lado direito da nossa defesa. Enquanto Manoel fica perdido sem saber se fica na área ou sai na cobertura e Kleberson ficara no meio do caminho não sabendo se fica ou vai pra ala para marcar e abre espaços no meio, que não será coberto pelo outro volante, e assim veremos um passeio por ali.

Nosso ataque sem alas foi presa fácil para o time do Rio Branco marcar assim eles conseguiram ficar bem fechados pelo meio e nosso time ficou sem jogadas, poucas vezes conseguimos chegar ao ataque tocando a bola e organizando as jogadas. Tanto que o primeiro gol, que saiu cedo para nossa sorte, foi num contra ataque. Agora pensem bem: contra ataque contra um time semi-profissional dentro de casa?

E isso aconteceu porque nosso meio campo não rendeu. Até se machucar Madson corria e lutava, mas enquanto a bola não correr não serve, ele precisa organizar as jogadas, e não ser o homem que corre atrás da bola. Mas faz isso porque os outros nem correm. Guerron na esquerda é perda de tempo, e Lucas la no meio da área fixo e isolado também. Quando este saiu um pouco fez até gol, estava mal e a sua qualidade individual acabou prevalecendo.

Espero que Geninho pense bem neste esquema e veja que se ele tem na mão um ala pela direita, o Diniz que sempre foi ala, e um segundo volante que foi um dos melhores do Brasil nesta função, esta na hora de parar de improvisar e usar as melhores peças nos lugares aonde elas podem render mais. Não acho que o 3-5-2 seja ultrapassado, nem que o 4-4-2 seja mais atual, ou o 4-2-3-1 é mais isso ou aquilo, o melhor esquema é aquele que você tem e usa os jogadores certos para fazerem a função que o esquema pede.

Os times do ruralzão são bens melhores que este e vão nos dar muito mais trabalho. Não temos tempo de errar mais, ficar improvisando e inventando coisas não nos levara a lugar nenhum. Da para ganhar este campeonato com o pé nas costas, mas já vimos que não vai ser com experiências e invenções que isso vai acontecer.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário