sexta-feira, 18 de março de 2011

Cornetada!

O papo de como o time deve jogar esta bom. E como não fujo de uma boa cornetagem La vai a minha. Primeiro deixar bem claro que cornetagem não significa vaiar o jogador dentro de campo, por mais mal que a gente fale dele aqui nunca vaiei ninguém enquanto estava jogando.

Com o time escalado para amanhã da para fazer várias formas de jogar só alterando o posicionamento dos jogadores dentro de campo. No ultimo jogo ficou no ar o 4-4-2, mas pouca gente garantiu isto. Manoel deve ser lateral de novo e Kleberson jogar no meio, ou será que não.

Eu jogaria da forma da figura abaixo. O 4-4-2 com um volante mais fixo e dois meias um de cada lado que marcam bem. Um meia mais adiantado e na frente um pivô e um meia atacante que se desloca muito. Na figura até coloquei o Madson pela esquerda, mas ele tem que se movimentar por todos os lados.



O ponto forte neste esquema é o grande preenchimento do meio campo e o apoio destes meias aos laterais- opa!!! – assim no ataque sempre pode haver uma triangulação entre o meia o lateral e o atacante que cai pelos lados. Só que nós não temos laterais que avançam muito, e quando avançam são fracos. Primeira e grande falha do time, no meu entendimento.

Se eu fosse o treinador com estas peças que tem no clube jogaria desta forma mostrada na figura abaixo. 


Quero deixar claro que não acompanho treinos e não sei como cada um esta no momento, mas procuraria montar meu time desta forma e explico por que:

Manoel é nosso melhor zagueiro, porque improvisá-lo na direita e perder o lateral e um ótimo zagueiro? Diniz ataca bem mais. Esta mal agora? Nem teve chance de jogar este ano direito.

Paulinho não joga no ataque e defender qualquer lateral defende, até ele e bem, quero um lateral que cruze, faça gols e de assistências. Em 08 meses Paulinho fez dois gols de falta e deu uma assistência de bola parada.

Kleberson sempre foi um segundo volante e Robston também já jogou assim muitas vezes, não sei se pela esquerda, mas pode dar certo. Dependendo do jogo e da necessidade branquinho já jogou assim em São Paulo e Madson poderia entrar ali quando precisássemos de maior volume no ataque. 

Baier nem se comenta e no ataque Nieto não tem como sair. Ainda o acho fraco, mas é finalizador e tem feito gols, por oportunismo e por boas finalizações então tem que ficar. 

E por fim talvez a mais criticada mudança de todas, Lucas jogaria, de novo, como segundo atacante. Jogou aqui assim no começo da carreira e era rápido, inteligente e ótimo domínio de bola. Hoje pode estar mais lento. 

E se eu tenho um atacante que só finaliza e dois laterais que vão subir e apoiar junto com um meia preciso de um atacante inteligente e que abra espaços, faça tabelas e finalize em gol de fora. Será que deu para entender porque ele? Ainda sobram opções como o Madson ou mesmo Guerrón que podem entrar e mudar a forma de jogar.

A maioria dos técnicos, e ai incluo Geninho, não pensa muito nisso. Acha que jogando sempre da mesma forma da certo. Ou só os jogadores vão mal durante uma partida. Nunca o esquema que eles montaram é que não esta dando certo e acham que mudando só os jogadores vão resolver o problema. Às vezes uma mudança na forma de jogar do time é fundamental para ganharmos uma partida, mas para isso precisamos de elenco, e isso ainda não temos.

Abraços e aguardamos as cornetadas contrarias

3 comentários:

  1. Permitam um pitaco alviverde. Guerrón e Madson nas alas. Baduel, Gabriel e Rafael, Robston, Kléberson e PB; Lucas e Nieto.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu tambem jogaria assim, talvez com vitor no meio para ter mais marcação. Mas no primeiro gol tomado de um cruzamento a midia cairia matando de pau em cima e cobrando marcação. Aqui não se joga no 3-5-2 e sim num 5-3-2.
    Agora seu exemplo casa com o time da LDU, veja neste link: http://glo.bo/gnPklT falta coragem para os nossos treinadores

    ResponderExcluir
  3. O desenho é esse mesmo. O Cap carece de bons laterais, mas tem que encaixar muitos bons jogadores do meio pra frente. Cabe ao treinador colocar os melhores, e tornar-se o time a ser marcado, ao invés de temer o adversário. Quem vai ter coragem de atacar um time que traga Robston, Kléberson, Mádson, Guerrón, Paulo Baier, Lucas e Nieto? Teria que ser tipo Barça, todo mundo marcando muito. Tenho certeza que compensaria. A melhor defesa é partir pra dentro.

    ResponderExcluir