quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Taticamente Pensado

Dom, 11 de Setembro de 2011 20:49


Acho que fazia tempo que não via um nó tático tão grande quanto o que Lopes deu no Luxemburgo hoje. Sei que muitos estão falando de raça, vontade e até muita sorte. Mas acho que Lopes armou o time taticamente para ganhar desta forma do Flamengo e conseguiu. Deu uma aula de como futebol pode ser jogado de varias formas, e não engessado como alguns fanfarrões falam por ai.

Lopes não tem centroavante, como Renato não tinha, e armou o time para jogar no contra-ataque. Primeiro posicionou os nossos dois laterais bem atrás e da pouca liberdade para eles. Só sobem com a posse de bola e um de cada vez.

Depois sabendo que a força de ataque do Flamengo é pelas laterais colocou Marcelo Oliveira exclusivamente para cobrir as subidas do velho e cansado Leonardo Moura para anular ele no ataque. E depois escalou um ataque veloz para jogar nas costas dele. Básico e simples para alguém que assiste os adversários jogarem. Vários times estão ganhando do Flamengo jogando nas costas dele. Lopes fez o simples. Será que Renato teria visto isso, ou teria um compromisso com a família... Bem deixa pra la.

Do outro lado Marcinho voltava pelo outro lado e ajudava até na marcação contra o Ronaldinho. Alias este só joga quando tem espaço, e todo mundo sabe disso. O que fez Lopes? Fechou o meio com Deivid e Renan, que partidaço dos dois, e fez com que Ronaldinho tivesse que sair do seu conforto de receber a bola em velocidade pela meia e armar as jogadas. No segundo tempo chegou ao cumulo dele ser o meia mais recuado do Flamengo, pois não tinha espaço para ele jogar la na frente.

Assim começamos o jogo tomando sufoco deles, mas a zaga bem posicionada tirava tudo e só não abrimos o placar antes porque Marcinho estava lento e o cantor de pagode Rodriguinho só não foi pior que o Negueba no segundo tempo. Difícil saber quem é pior. Mas os dois foram horríveis. Sorte nossa esse Negueba ser tão ruim.

Na primeira jogada de velocidade sem a participação do Marcinho e Rodriguinho saiu nosso gol. Heracles fez aquilo que a gente tanto cobra do Paulinho, saiu em velocidade e tabelou para receber no espaço vazio criado pela subida do Leonardo Moura e a falha cobertura da zaga. Guerrón, que não é centroavante, mas teve utilidade tática fez a jogada e deu o gol para Heracles. Se o Paulinho... bem deixa pra la também.

Depois disso o domínio continuou, mas eles já estavam assustados e no intervalo Lopes falou no vestiário: “vamos pressionar no começo do segundo tempo, fazer o segundo gol e segurar o resultado”. Se ele falou mesmo não sei, mas era o que eu diria, e deu certo. Guerrón, que não é centroavante, mas tem utilidade tática, fez um golaço. Dois a zero e a defesa segura era certeza de segurarmos o resultado facilmente.

Mas daí Lopes errou, não tirou Guerrón que lutava muito, mas com o amarelo tomado a expulsão era apenas questão de tempo. Tinha que ter tirado ele. Não tirou e o drama começou. E Lopes cometeu outro erro ao tirar o único atacante que poderia incomodar de vez em quando, mesmo gordo como esta Adailton teria preocupado mais o Flamengo. Mas Lopes sabia o que estava fazendo e o Flamengo só fez seu gol num passe com a mão e um gol totalmente irregular.

Lopes mostrou que da para jogar com o que se tem na mão e não ficar chorando e inventando coisas. Se o time é ruim ele não diz e da força para o grupo. Da uma esperança que podemos sair desta situação. Este time foi a cara do Lopes. A cara de sua carreira inteira ganhando títulos e formando times com o que tem na mão e usando as qualidades dos jogadores que possui. Assim da para voltar a sonhar.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário