sexta-feira, 26 de março de 2010

Feliz Aniversário Atleticanos

Bem não gosto muito de escrever sobre datas e outras coisas, sou emotivo mas não sei passar para o papel esta emoção para falar do nosso clube.

Mas como não poderia deixar passar em branco esta data, escolhi este texto de um atleticano, que considero meu amigo, mesmo não o conhecendo pessoalmente, Marcos Matos.


Dia de aniversário desta paixão chamada Clube Atlético de todos os Paranaenses


Dia de relembrar as coisas boas ,e mesmo as ruins que ajudaram a criar este clube mistico cheio de altos e baixos

Dia de relembrar a primeira imagem que se formou em minha mente ,vendo o primeiro jogo do atlético ,e pra minha sorte era uma atletiba década de 60,vi aquela gente toda indo para um jogo ,gente de camisas rubro negras e verde e brancas ,juntas subindo a rua em direção ao então estádio belfort duarte, uns brincando com os outros mais ali vc via juntos torcedores dos dois clubes que erram diferentes na cor e em tudo mais ,mais juntos atleticanos e coxas indo ao campo curtir sua paixao e mais que isso respeitando seu adversário

Fui neste jogo com uma amiga de minha mãe torcedora doente do coritiba,entrei no estádio e de um lado vi as cores verde e branca

Sentamos derrepente comecei a ouvir gritos e mais gritos do lado rubro negro cheguei mais perto do alambrado e fiquei observando a gente rubro negra na maior festa

Era talco pra todo lado bandeiras tremulando ao vendo e via em cada torcedor do atlético um orgulho descomunal,bem devagarinho fui me chegando e levando a loucura a amiga da minha mãe,pois toda hora tinha que ir atrás de mim e me tirar de perto da massa rubro negra

Fiz tanto que mau tinha começado o segundo tempo já estava eu no meio da massa atleticana ,e fiquei ali ate o fim (o resultado do jogo nunca soube acho que ganhamos pois eu estava alegre que só)

Fui embora sozinho alegre por ter ficado com aquela gente maluca e divertida ,todo sujo de talco andando do alto da Glória ate a rua Júlia da Costa ,pra mim não me importava mais nada só aquele sentimento de felicidade que sentia

Chegando na esquina da rua via minha mãe a amiga dela,e uma radio patrulha (um fusquinha)e os vizinhos ,todos na maior agonia

Fui chegando e quando minha mãe me viu foi naquele misto de alivio e raiva .......comecei apanhando ali na frente de todo mundo e fui ate em casa assim aos trancos e todo mundo pedindo calma\(menos a amiga dele que estava mordida por um ter ficado na torcida do atlético

Fui dormir num misto de alegria e lágrimas ,mau sabia eu que esta seria uma das tantas vezes em que choraria por causa deste atlético

Chorei de tristeza quando vi passar em minha frente o enterro do Sr Jofre Cabral e Silva,foi mais um momento mágico em que eu via atleticanos, coxas e torcedores ate do ferroviário todos juntos chorando a morte de um gigantesco atleticano

Chorei feito um louco quando festejei nosso título em Paranaguá,aonde tinha ido mais uma vez sem a permissão de minha mãe...chorei também pensando na surra que levaria...mais para meu espanto ,em vez de surra ganhei um beijo amoroso ,pois minha mãe tinha se tornado torcedora doente deste atlético,e festejou comigo este título


chorei muito e muitos anos por não termos títulos,anos e anos afim só batendo na trave

chorei quando o transtornado do Ziquita fez o 4 gol no colorado em mais um momento magico que vivi dentro da nossa baixada, chorei em 1978 quando muitos dos nossos jogadores fizeram corpo mole e entregaram um título ganho aos verdes

Chorei feito criança quando em 1982 atropelamos tudo e todos e nos sagramos super campeões

Tornei a chorar quando recuamos e não marcamos o 3 gol no flamengo em 1983,chorei quando ouvi que iríamos para o pinheirão e transformaríamos nosso estádio em supermercado,chorei anos e anos de sofrimento em um estádio gelado e que nossa torcida odiava

Chorei de alegria quando o polaco maluco do Farinhaque, simplesmente nos levou pra casa outra vez

Chorei quando estávamos sendo mais uma vez surrados em pleno couto pereira e só se ouvia a torcida do atlético cantando a plenos pulmões seu amor ao atlético

Chorei quando ouvi aquele louco que após uma humilhante derrota ,falava por horas que tinhamos que acabar com tudo e recomeçar profissionalmente o atlético

Chorei quando este mesmo louco destruiu o Joaquim Américo

Tive um dos choros mais deliciosos de minha vida quando ouvia as palavras deste mesmo Sr Mário Celso durante a inauguração desta maravilha que temos hoje

Chorei de orgulho quando contra tudo e todos ganhamos o título nacional de 2001

Chorei quando fomos roubados do nosso direito de jogarmos uma final de libertadores em nosso estádio

E espero que tenha muitos e muitos anos ainda de motivos para chorar com este clube mágico chamado Clube Atlético Paranaense

Feliz aniversário e que cada vez mais esta paixão cresça dentro de cada um de nos

Abraços a você Marcos e a todos nós Atleticanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário