domingo, 28 de março de 2010

É Outro Time

Fizemos cinco a zero no bom time do Cascavel, bom para o estadual só isso, e nenhum gol foi de escanteio.

Agora não sou daqueles que me iludo com uma goleada dessas. Estas goleadas no estadual tem que ser rotina e não algo a que se comemorar.

Agora o Cascavel facilitou muito o jogo para nós. Os dois primeiros gols nasceram de falhas grosseiras da zaga deles. Só que tivemos competência para aproveitar. Em outros jogos os adversários falharam também e não aproveitamos.

E depois dos gols ainda contamos com mais ajuda ainda do Cascavel. Eles não marcaram o Paulo Baier. É acreditem ele jogou solto o jogo todo. Era marcado por zona dependendo do local do campo que estava. Tinha todo espaço do mundo para buscar a bola na defesa e sair jogando tranquilamente pelo meio campo. Quando marcavam ele um pouco mais de perto ele caia pelas laterais e sempre recebia livre. Assim o time sempre encontrava espaço para jogar.

E juntando a isso a boa ajuda dos alas e de Netinho, que diminuíram muito o número de passes errados no meio campo. Tivemos boa posse de bola e bem como disse o Leandro depois do jogo: “quem não tem a bola não faz gol”. Assim com mais posse de bola, Baier jogando livre e o Cascavel errando logo no começo só poderia dar em goleada mesmo.

Claro que o time mudou, antes jogávamos com duas linhas de quatro e pelo menos um dos atacantes voltava para ajudar na marcação. Hoje continuamos defendendo com praticamente duas linhas, mas uma de quatro jogadores mais adiantados e a outra com os três zagueiros. Baier ainda ajuda de vez em quando e os atacantes marcam apenas até o meio campo, e por ali ficam.

Quando temos a posse de bola é que o time mudou muito. Sempre temos dois atacantes la na frente, Baier flutuando por todo o campo mais a frente e uma linha no meio com Valencia de um lado e Netinho do outro e os dois alas. Atrás mesmo apenas os três zagueiros.

Seria um 3-4-1-2. Esquema mais ofensivo que muitos times Europeus que jogam no 4-3-1-2. Este esquema tem dado bom suporte ao meio campo do time e estamos mantendo a posse de bola. Netinho participa muito do jogo e erra poucos passes, pode não fazer grandes jogadas como Baier, mas se ele não acerta os passes a bola não chega com qualidade para Baier jogar. Valência tem saído mais para o jogo e ainda parece sentir aquela fase de ficar plantado la atrás sem participar do jogo ofensivo, mas tem melhorado.

Talvez o lado direito ainda seja o ponto fraco do time, mas Raul já esta jogando melhor e pode ainda colaborar muito. Agora não jogará mais isolado, sempre tem alguém para auxiliá-lo. Pelo outro lado tudo ok. Márcio Azevedo que nem no banco ficava ano passado, pois “não sabia cruzar” e depois foi colocado como lateral marcador, agora pode mostrar que é um ala de fato e sabe cruzar e marcar. Vem jogando muito bem.

E claro outra mudança muito boa são que os atacantes fazem gols. JavierPepe Legal” Toledo se movimenta e vem sendo um garçom de primeira qualidade. Bruno tem um pouco de dificuldade quando sai muito da área, mas como finalizador é o melhor que apareceu nos últimos anos.

Agora só falta um teste de verdade para ver se este esquema “mais ofensivo” vai suportar alguma derrotas, ou se na primeira todo mundo vai dizer que tem que fechar o meio campo e outras coisas mais.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário