segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Só uma Pergunta Agora?

* Coluna escrita em 15/11/10 Atlético Paranaense x Grêmio Prudente - 2 x 1

Difícil falar do jogo de ontem. Falar o que de um cara que fez os dois gols? Que ele não vinha jogando bem? Que dava bons passes, mas não criava jogadas perigosas? Que cansou cedo e nem escanteio batia mais? Que voltou para ser o segundo volante e deixou um buraco no meio campo onde os rebotes eram todos do Prudente?

Na realidade isto não aconteceu, pois se não criava jogadas de perigo era porque ninguém se apresentava para isso. Cansou cedo? Acho que não, pois voltava e dava uma cercada no meio, mas nos dois últimos ataques foi ele que concluiu a gol, com 50% de aproveitamento. E os rebotes que o Prudente ganhava já aconteciam desde o inicio do jogo.

E isso esta relacionado a duas coisas que foram fundamentais no jogo: A primeira a postura muito atrás do nosso time, mais uma vez. Os volantes ficam la atrás esperando a subida do time adversário, junto com sempre no mínimo três zagueiros, um lateral sempre fica para fazer a sobra. E o outro lateral que subiu volta e raramente fica no meio para fechar espaços. Isso abre um buraco no meio campo e deixa espaço para o adversário evoluir. E observando bem este espaço Roberto e companhia aproveitaram por ali, mesmo com um a menos. E o Prudente só não ganhou o jogo por causa da trave. Alias bom este Roberto né? Da onde veio será? 

Agora o 4-4-2 do SS mostrou-se fraco, pois além do buraco aberto no meio ainda tínhamos em Guerrón flutuando pela esquerda uma nulidade total. Ele definitivamente não sabe jogar por ali. E Bruno Mineiro que foi quase nulo, e não chutou nenhuma bola na trave como alguns dizem e a maioria repete, fazendo nosso ataque não funcionar e com isso o meio e os laterais chegavam, mas paravam ali n frente da área sem saber o que fazer. Sem ter espaços abertos pelos atacantes para se movimentarem, para penetrarem na área ou para lançarem alguém.

Na única boa jogada que Bruno participou saiu o pênalti e o gol. Ele sai da área, abriu espaço e consegue tocar de primeira para Branquinho entrar na área com a bola em velocidade. Depois disso foi mais um bom chute e duas tentativas de cabecear onde ele não alcançou as bolas. E só.

Seguindo o jogo dominado por nós já a esta altura a expulsão veio e daí a certeza da vitória surgiu para todos, mas depois o gol no contra ataque onde todo mundo estava ou mal colocado, ou ficou olhando a jogada. E um jogo fácil se torna dramático. O juiz se machuca e para o jogo. Na volta a entrada de Ivan Gonzáles e a saída de um volante. O time passa a atuar de novo no 4-2-3-1, ou um 4-1-2-3, agora com Guerrón somente pela direita e Ivan pela esquerda. Muitos vão chamar de 4-3-3, pode ser também. Só que la dentro da área tinha o Bruno Mineiro, até que ele saiu para a entrada do Marcelo. Que se fixou dentro e apesar de não ter participado de nenhum lance agudo, pelo menos prendeu dois zagueiros ali pelo meio e abriu espaços para os pontas.

Guerrón cresceu de produção pela direita, Ivan tentava, mas errava a maioria das jogadas e Branquinho errava alguns passes. E o tempo passando. Márcio saiu, apesar de que acho que pouco fez em campo e parece que a entrada da promessa Heracles reascendeu o lado esquerdo. Pode deixar o menino de tiitular. As falhas individuais continuavam dando a tonica do jogo. E o prudente recuperava as bolas e assustava cada vez mais. Até parecia que o gol deles estava mais próximo do que o nosso. SS disse depois do jogo que não jogamos pelas “beiradas”, mas todos nossos principais lances foram pelas laterais, ou “beiradas” como ele chamou, só ele não viu, ou sei la.

E a pressão foi aumentando e a bola começava a chegar mais dentro da área deles. Quando tiravam era uma correria só. Mas de repente Chico resolve dar uns passos a frente junto com Rhodolfo principalmente – será que foi ordem do SS? – os laterais a essa altura já eram alas praticamente, e os ataques do Prudente começam a ficarem dificultados. Manoel tem trabalho pelo outro lado, mas da conta do recado. E João Carlos falha numa saída e vê a bola tocar na sua trave. Depois veria mais uma bola na sua trave num belo chute de longe. Goleiro bom é o que tem sorte.

E nessa altura o desespero do time e da arquibancada já é grande. Guerrón já não agüenta mais correr, mas faz mais uma jogada boa e cruza, Baier sozinho da marca do pênalti chuta por cima. Todos lamentam, Guerrón parece desistir, pois para. O desespero toma conta de todo mundo. Mas a torcida que xingava passa a gritar o nome do Baier. Ainda da tempo, faltam quatro minutos. E Guerrón volta a correr. Ivan parte pela esquerda e acerta apenas o segundo cruzamento dele no jogo todo...

Bem depois disso só me lembro de estar abraçado com alguns estranhos que estavam a o meu lado, que junto comigo estava xingando tudo e todos a cada lance errado. Lembro de cumprimentar os amigos @wilson_molinari, que prendeu o pé entre as cadeiras na comemoração e quase se machuca sério. E o @joaomercer, que é pai fresco e vai ser de novo, quem sabe nasce mais um atleticano, uma atleticana ele já tem.

Ai o jogo acaba, o coração volta dos 200 batimentos para uns 100 e a coisa vai voltando ao normal. O jogo acaba e a festa dentro do campo é grande. O policiamento cerca o árbitro, ele foi mal assim? A torcida comemora e começa a sair ainda não acreditando nisso tudo. Mas a confiança esta no rosto de todos. Se num dia onde tudo saiu errado, onde a maioria dos jogadores fazem uma péssima partida, o time sofre para ganhar do rebaixado Prudente com um a menos e mesmo assim a gente ganha com a ajuda de sei la quem, só uma pergunta me vem na cabeça: Porra e agora!!!!!! Aonde vamos jogar a final da Libertadores ano que vem?

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário