quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Para que Serve o Técnico?

*Coluna escrita em 28 de Outubro de 2010 - São Paulo  x Atlético Paranaense - 2 x 1 

Perdemos como a maioria já previa antes do jogo, principalmente depois de ver a escalação toda errada do treinador. Alguns vão dizer que tínhamos sete desfalques, mas é daí que a figura do treinador tem que aparecer, senão não precisa de técnico. Você define os titulares e quando mudar alguns a culpa não é sua pelas derrotas, culpa dos que não jogaram.

Ele tinha que ter armado o time de forma diferente. Se levou um lateral direito e o cara serve para entrar no sufoco quando o time ta perdendo, então serve para começar jogando não? Só tem um meia e vai jogar com o Claiton? Recua o Chico para a zaga e arma um 3-5-2 com Vitor e Claiton de volantes e com Edgar de ala direita e Paulinho (argh) do outro lado para dar maior suporte ao meia, se vai dar certo não tenho como provar, mas pelo menos o time não ficaria todo torto. 

Mas ele preferiu jogar com o time todo torto achando que o Claiton faria alguma coisa como armador, ou sei la como ele jogou. Sei que estava batendo cabeça com o Vitor no meio e o São Paulo deitando e rolando na frente da nossa área. Ele conseguiu estragar a boa dupla de volantes que vinha dando certo no time. Esse é o papel do técnico? Não seria aproveitar o que esta de melhor no time?

Improvisado Deivid de lateral não marcou e não subiu ao ataque, e mesmo assim Guerrón dominou a ponta direita, imagino se alguém o ajudasse por ali no primeiro tempo. Mas alem de Deivid não subir Claiton não apareceu no jogo e nosso meio não ajudou Guerrón que foi a válvula de escape do time. Será que o Sérgio Soares não viu do banco que precisava alguém ali para ajudar ele? Se não tem um meia coloca um lateral.

Claro que o time já vem em decadência desde a chegada dele, mas hoje foi a prova, pelos menos para min, que ele não sabe o que faz, nem o que tem nas mãos. Espero que os erros hoje tenham sido pela deficiência dele mesmo, e que não tenha engolido esta escalação de cima.

Claro que as falhas individuais pesaram. Claiton não fez uma jogada e só atrapalhou, Netinho sozinho nunca conseguiu jogar e não ia ser hoje que começaria, Bruno Mineiro não joga nada desde que..., desde que chegou aqui, e por ai vai.

Depois de mais esta derrota resta saber quando Adilson Batista assume para começar a preparar o time para o ano que vem, e ver se o grupo vai ser fortalecido ou vai ser uma debandada geral. Espero que muitos vão mesmo, e logo, nem precisa esperar o final do ano. E que o técnico saiba pelo menos aproveitar o que tem de melhor nas mãos e não mudar coisas que dão certo para acomodar no time certos jogadores, que nem sempre jogam o que dizem.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário