segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dava, mais um pouquinho e Dava

* Coluna escrita em 28/11/10 - Ceára x Atlético Paranaense - 1 x 1

Conseguimos jogar fora a chance de pelo menos disputar a Libertadores na ultima rodada. Como jogamos fora em várias rodadas até a chance de estar disputando o titulo, mas em muitas partidas perdemos por causa do ataque. Hoje foi diferente, perdemos totalmente o meio campo no segundo tempo contra um time com um jogador a menos.

Sérgio Soares conseguiu, de novo, estragar o que vinha dando certo no time no primeiro tempo. Começamos o jogo pressionando o time deles e jogando de igual para igual. Eu não vi em nenhum momento o tal do 4-3-3 tão falado, mas pelo menos a postura do time de marcar mais na frente estava funcionando. O meio campo dominava a partida e mesmo não conseguindo concluir com competência tivemos o domínio do jogo. Mesmo com Vitor mal no jogo ainda dominávamos.

No segundo tempo a expulsão do jogador do Ceara clareava o jogo e parecia que tudo iria melhorar. O técnico deles recua o time colocando mais um meia tirando um atacante. Precisávamos então apenas pressionar o time deles e ir minando a defesa deles. Porque no começo do segundo tempo avançamos a marcação e no segundo com a jogador a mais ficamos la atrás?

Sem pressionar e com nosso ataque que é fraquíssimo as dificuldades apareceram. Guerrón ainda quando não faz falta, e é difícil, consegue fazer uma boa jogada. Bruno Mineiro conseguiu cabecear três bolas e disputar mais algumas. Diria que foi a melhor apresentação dele no Brasileiro. Piada né.

E Maikom “negociando contratos” Leite deu dois chutes no gol. Mas todas as bolas que pegou tentou resolver sozinho. O cara passou as duas ultimas semanas falando em seus novos possíveis clube ano que vem e vai pra um jogo que define a nossa vida ano que vem? Alugar a camisa do clube da nisso.

No meio Branquinho até tentava, mas não conseguia grandes jogadas. Vitor muito mal e Deivid um leão, até da umas pegadas na maldade, mas foi, de novo, o melhor em campo. Chico fez muita falta, de novo, e depois da entrada de Netinho para a saída de Vitor o time parece que perdeu totalmente o meio campo e passou a ser pressionado. Era só tirar alguém e colocar o Ivan bem aberto pela esquerda, já que Maikom não caia por la, para forçar ao time do Ceara a se abrir. Mas ele preferiu colocar um meia.

Agora se você tira um volante e coloca um meia, mas faz este meia voltar la atrás para marcar e correr atrás de outros jogadores então é melhor deixar o volante, pois este meia nunca vai conseguir render assim. E Netinho não rendeu de novo. O mesmo vale para a entrada do Marcelo. Mais uma vez o melhor apoio ao Guerrón estava sendo o Diniz. E colocar o Marcelo no lugar dele para fazer um ala onde tem que marcar la atrás, pela direita, e sair com a bola para chegar à frente e ajudar ao ataque? Até meu gato aqui em casa sabia que não iria dar certo. Era melhor ter feito um 3-5-2 mais coeso do que isso ai, pois marcaríamos mais na frente e não daríamos espaço para o Ceara chegar à frente da nossa defesa toda hora.

Depois a entrada do Claiton foi mais porque Deivid estava exausto. Mesmo assim acabamos o jogo com dois a mais e só não perdemos o jogo por causa da trave e do Neto, que fez defesas importantes e uma defesa daquelas que valem a pena você sair do estádio e pagar outro ingresso.

Culpados são muitos e nenhum, pois até a arbitragem e muito, não a de hoje, tem sua influencia na nossa classificação. Mas tenho que analisar o jogo de hoje, e hoje nosso técnico conseguiu desmontar tudo que estava dando certo, e o time que já estava escalado errado, mas até jogava bem, ele conseguiu piorar durante o jogo. Mais um time que joga quase o tempo todo nas costas do Paulinho, e ele não vê, não muda. Diniz ajudava para que Guerrón jogasse, mas ele tira o cara de novo. Maikom “negociando contratos” Leite não fez nada e ficou todo tempo sem saber onde jogar, se pela esquerda ou pelo meio mais a frente, ou se voltava buscar o jogo. Bruno já vem mal sempre e continua jogando. E assim fomos dominados.

Em vez de melhorarmos no segundo tempo e, pelo menos, sonharmos com a Libertadores mais uma semana pelo menos. Vimos durante o jogo de hoje o retrato do ano inteiro dentro de campo. Um time inconstante que na hora de decidir vacilou muito, seja pelo motivo que for. Não tivemos força para dar o último passo e nos firmarmos na luta pela vaga. Apesar de todas as chances que tivemos fica sempre o gosto que dava.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário