sexta-feira, 2 de outubro de 2009

4 - 4 - 2

E o Lopes vai jogar no 4-4-2. Quem me conhece desde os tempos idos sabe que sou mais adepto deste esquema. E acho que o 3-5-2 foi colocado como esquema de jogo no estatuto do clube porque faz anos que jogamos neste esquema mesmo sem ter os jogadores certos nas funções que o esquema exige.

Mas pensem porque o Lopes vai alterar o esquema exatamente na hora que o time jogou uma boa partida? Sim boa partida, mas não se iludam que não foi essa maravilha que a mídia e alguns atleticanos estão pintando não, foi só uma boa partida. Claro que se jogarmos sempre assim nos livramos do rebaixamento logo.

Na minha modesta opinião são dois os motivos para a mudança do esquema. A primeira é porque ele quer achar lugar para todo mundo no time. Marcinho mesmo mal não saiu e não iria sair depois de jogar bem. O ataque não existe e Wesley, apesar de não ser brilhante, vem mantendo a regularidade então merece uma chance no ataque. Posição para qual foi contratado. Marcio Azevedo apesar de sair em algumas vezes também é regular e marca bem. E Nei foi bem de ala, e pode jogar muito bem de lateral.

O segundo motivo é porque nosso meio campo não chega ao ataque como deveria. Mesmo com todo o espaço que o Palmeiras deu ao time no último jogo os dois volantes não apareceram na frente e não criaram nada. Rafael Miranda não sabe dar um passe quanto mais aramar uma jogada ou dar um chute no gol. É de longe hoje nosso mais fraco jogador E eu vivia reclamando do Alan Bahia, não da para comparar os dois. Valência pelo menos marca muito, mas também não acerta passes.

Neste esquema quando os alas têm espaços, como contra o Palmeiras, o time rende bem mesmo sem um volante chegando à frente. Agora quando os alas não vão tão bem o time para, como já aconteceu contra o Flamengo e Sport.

Com dois armadores e pelo menos um lateral avançando o tempo todo poderemos ter mais chegada na frente. Agora a única coisa que não concordo com o Lopes é o nosso ataque sem uma referencia na área. Patrick fez bem essa função e poderia ajudar a abrir espaços para os dois meias que chegam bem de trás. Com os dois rápidos la na frente à cobertura pode ser feita de forma diferente e facilita a marcação da zaga. Com um mais fixo dentro da área esta marcação fica mais presa e acaba sobrando espaço para a penetração de um meia.

Minha grande preocupação é a zaga, quem vai sobrar? Porque num 4-4-2 um dos zagueiros marca um atacante e o outro é um dos volantes para sobrar um zagueiro, ou as vezes um lateral. Ele deve estar contando com o Nei para isso, pois o Manoel é lento para essa cobertura, mas em compensação marca muito bem no homem a homem. Rodolfo pode fazer a sobra também e Valência grudar no outro atacante. E ai o Rafael Miranda ficaria encarregado de marcar o principal armador, e ai mora o perigo. O Rafael como já disse é muito fraco e me espanta o Chico não estar jogando no lugar dele há muito tempo. Mas como é o Lopes que manda.

Mas vale muito a tentativa do Lopes de acertar ainda mais o time e ajudar a nos livrar logo desta luta inglória antes que a diretoria resolva fazer o DVD II da fuga do rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário