terça-feira, 17 de maio de 2011

Se a Nossa Camisa Falasse!!!

Ontem a noite o Atlético Paranaense junto com a Umbro lançou as novas camisas numa festa muito bonita. Recebi um convite para ir à festa e gostei muito de tudo. Uma festa perfeita, bem organizada com tudo do bom e do melhor. Uma festa do tamanho que o Atlético Paranaense merece. Conheci algumas pessoas que só tínhamos contatos pela internet, outras novas, mas o mais importante é viver o Atlético Paranaense num dia de festa, e que festa. Deixo os parabéns a Umbro e ao pessoal do clube que trabalhou e conseguiu mostrar que com trabalho sério o Atlético Paranaense pode ser grande sempre.

Como fui convidado me senti na obrigação fazer alguma coisa diferente. Muitos das pessoas que escrevem e vivem o Atlético Paranaense na internet estavam la. Todos com seus smartphones potentes e câmeras fotográficas postando vídeos e fotos instantaneamente para que todos pudessem acompanhar quase que “ao vivo” o lançamento das camisas. Ai pensei: o que eu vou fazer pra ficar diferente?  Afinal meu celularzinho tem uma câmera chinfrim e as poucas fotos que tirei ficaram ruins. Narrar pelo Twitter? Não da, internet lenta demais.

Ai tive a ideia de fazer algo mais tradicional. Uma simples entrevista com a dona da festa. Foi difícil, pois todos estavam a sua volta, mas eis que la num canto quase no final consegui algumas palavras que narro abaixo:

Pergunta: Quais suas primeiras palavras sobre a festa e o lançamento?
Resposta: Estamos muito felizes por estarmos aqui, a festa foi um sucesso, e esta sendo, e a repercussão é a melhor possível. Nunca conseguiremos agradar a todos, uns acham que a cor não ficou certa, outros que as listras são finas demais e etc. Mas no geral a maioria gostou e estamos felizes por poder embelezar nosso clube.

Pergunta: E agora o próximo passo?
Resposta: Agora o futuro é ganhar as ruas e enfeitar os torcedores. Invadir a Arena e entrar em campo neste brasileiro para honrar e escrever mais um capitulo da historia do Atlético Paranaense.

Pergunta: Mas vão cair no gosto do torcedor?
Resposta: Sempre o torcedor gosta. Tem algumas durante estes anos que ficaram um pouco de lado. Por motivos até de serem um pouco diferentes esteticamente, ou mesmo, de ficarem marcadas pelos maus resultados do time. Poucas vezes isto aconteceu, mas ninguém esta livres disto. Coincidências acontecem.

Pergunta: E o que fazer para não cair nisso de novo?
Resposta: A gente faz o que pode, mas um pouco não depende da gente. O time, a diretoria e a torcida tem que ajudar. A gente entra em campo carregando nossa história nestas cores e no escudo. Mas quem nos veste precisa fazer sua parte.

Pergunta: Podia explicar melhor?
Resposta: Cada um que nos veste tem uma pequena parcela nesta nossa história. Começando pela diretoria do CAP que vem falhando em nos dar condições de estarmos sempre no topo. E estamos muito preocupadas em quem vai nos vestir no futuro. A torcida também pode muito. Ela é exigente. Às vezes passa dos limites. Nos joga no chão e pisa em cima. Mas a gente suporta. Temos história para suportarmos isto. São xingamentos, gritos e criticas. Não pense o senhor que não sei de suas criticas e suas “cornetadas”, mas sei também que quando entra na Arena o apoio de sua parte é total. O pior são aqueles que vão apenas para xingar quem nos veste. As vezes dói. Mas nossa história mostra que suportamos tudo isso. Não vai ser qualquer torcedorzinho que chegou agora que vai nos amedrontar. Eles vão passar e nós continuaremos.

Pergunta: E os jogadores? E os jogos?
Resposta: Esta é a melhor parte. As vitórias são sempre muito boas. Festas e comemorações, abraços e sair do campo jogada em direção à torcida que briga pela gente e depois nos guarda com todo carinho é a melhor parte. Claro que tem as derrotas também, e depois delas muitas vezes somos jogadas num canto e ficamos ali esquecidas. Mas isto nem é o pior.

Pergunta: O que seria pior?
Resposta: A indiferença, a falta de garra, a falta de vontade. A falta de sensibilidade de alguns que não entendem que quando nos vestem estão vestindo a história do clube. Nada mais triste do que ser vestida por um marginal que joga uma pedra num ônibus, ou por outro que trocas socos com outras camisas, ou ver gente dentro do nosso estádio quebrando patrimônio nosso. E dentro de campo ver companheiras rasgadas por se esfregarem no chão, ou mesmo rasgadas por outros jogadores nas disputas mais acirradas e você ali parada no meio campo vendo tudo isso.Sem ser levada ao extremo, sem ter chance de mostrar que quer mais.

Esse ano mesmo você escreveu que num jogo com chuva uma de nós saímos limpa de campo. Isso é triste. Ver que jogadores não saibam o que estão vestindo e não demonstrem a mínima vontade de continuar nos usando. Alguns até não fazem por mal, são ruins mesmos, mas estes a gente até aceita. O que não podemos aceitar é a indiferença como acontece com alguns.

Pergunta: E pra finalizar já que tem muita gente querendo lhe ver?
Resposta: Quero só pedir que nos respeitem. A gente faz a nossa parte. Embelezamos e carregamos a história do clube no peito, e nunca exigimos nada em troca, só queremos ser respeitadas, e cada um fazendo sua parte já esta bom para nós. Obrigada pela oportunidade de falar e nos vemos por ai sempre ostentando nossas cores.

E depois destas ultimas palavras sai dali feliz. Mas sai dali pensativo. Será que estamos cuidando mesmo da nossa “camisa” da forma que ela merece?  Porque ontem a noite ela foi tratada dignamente, mas e depois?


 Obs: Depois de ler e pensar bastante sobre esta brincadeira, mas que no fundo tem suas verdades, veja em alguns links imagens da festa de ontem:

Site do CAP


TV CAP

Blog da Umbro


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário