quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cem Dias

Hoje faz cem dias que Carrasco esta no comando do furacão. E nada mais justo que um belo espetáculo de futebol para comemorar isso. Um futebol vistoso, pra frente, com mais de vinte chutes a gol por jogo, media de gols alta e gosto de ver o time em campo. Confesso que fiquei meio ressabiado com a sua chegada por causa dos seus métodos diferentes do tradicional, do sempre “do mesmo” dos técnicos do futebol brasileiro.

Mas ele nos mostrou já neste pouco tempo de trabalho que temos muito espaço para mudanças e coisas novas. Pegou um time desmontado com sobras do ano passado, juntou com alguns jogadores desacreditados, e mais um monte de piazada e deu uma identidade. Formou um time baseado na função tática bem definida de cada um nunca perdendo o foco da ofensividade.

Armou um time com uma linha de quatro bem postada atrás, mas onde os dois laterais ainda avançam e fecham para o meio, dois volantes que saem o tempo todo para o jogo, um meia com total liberdade e três atacantes com funções bem definidas tanto no ataque quanto na defesa. Tudo isto com uma marcação sempre muito adiantada, pressionando o tempo todo o adversário na saída de bola, recuperando logo a bola e partindo em velocidade para o gol.

Carrasco variou pouco este esquema, quase sempre com mais um volante formando um losango no meio e dois atacantes apenas. Variou bastante é na escalação dos jogadores. Improvisou acertadamente vários deles, e errou alguns. Mas claro que os erros foram supervalorizados e os acertos quase ninguém lembra.

Podemos discutir, e muito, a qualidade técnica do elenco, mas não tem mais discussão o plano tático do Carrasco. Este é bem definido e executado pelos jogadores, estamos tendo falhas individuais, e isto vem prejudicando o time. Se a bola não entra logo o time se afoba e o jogo complica.  Nada é perfeito e funciona sempre, o esquema é executado por humanos e eles erram, não estão num bom dia e etc. Cabe ao técnico detectar isto e mudar, ou pelo menos, diminuir o estrago, e ele vêm acertando quase sempre nisso, às vezes errou feio.

Mas nestes cem dias de trabalho duro saímos do nada em time para uma ótima base para jogarmos a segunda divisão este ano. Ainda faltam algumas peças que já estão sendo procuradas pela diretoria, que ao contrario dos que dizem os “verdes” da nossa imprensa esta trabalhando sempre.

Com alguns reforços, não vinte e cinco por ano, e o trabalho do Carrasco sendo desenvolvido não tenho duvidas de que subiremos com folgas, na final do paranaense já estamos, na Copa do Brasil poderemos avançar mais, mas teremos pedreira pela frente. 

Mas confesso que não estou muito preocupado com os dois últimos. Quero mesmo é ver e aproveitar este futebol bonito, vistoso, pra frente, e preocupados em apenas jogar futebol deste belo time que estamos montando.

Abraços

Barilcka

Nenhum comentário:

Postar um comentário