quarta-feira, 1 de junho de 2011

Culpar Quem? E Por Quê?

E foi mais um jogo daquele jeito, meia boca, contra o time praticamente reserva do Gremio, e não conseguimos jogar bem, muitos dizem que foi por acaso, o juiz, o gol contra, o esquema, mas o problema é que estes acasos nos acompanham há muito tempo. O culpado da vez, para a grande maioria, é o técnico e o seu esquema. Agora pergunto: qual a diferença de jogar com dois zagueiros e três volantes do que jogar com três zagueiros e dois volantes? Ou jogar com dois zagueiros e dois volantes e um dos laterais ficar sempre na zaga quando o outro sobe?

Perguntas que muitos vão achar muitas respostas. Mas que sinceramente não vejo muita diferença com este material humano que temos. Acho que o principal problema não são os três volantes, porque com eles em campo os dois laterais sobem ao mesmo tempo ao ataque, só que os dois laterais são Romulo e Paulinho, o primeiro ainda consegue acertar alguns cruzamentos, já o segundo teve todo o espaço do mundo e não acertou nada, vai bem até chegar próximo a área adversaria, ali para e não consegue jogar mais. E não marcam quase nada, por isso mais um volante para ajudar. 

Agora vejam o nosso ataque:
como jogar sempre com dois defensores entre nossos atacantes? E quando Baier subia para fechar ali no meio como fazer ele disputar uma bola contra esta defesa forte? Com qual físico ele vai ganhar uma bola deles? E quando ele ficava no meio armando não tinha velocidade para armar a jogada para os atacantes ou os laterais que subiam para ajudar ao ataque.

No segundo tempo o time melhorou, porque Branquinho acelerou o jogo, conseguiu dar velocidade ao ataque e tinha no meio da área a referencia que o time precisava para matar os dois zagueiros deles que ficavam ali. Mas Paulinho e Guerron continuaram errando tudo. Nieto entrou e teve duas chances em dois bons cruzamentos. Agora se o Paulinho acertasse pelo menos metade dos cruzamentos que tentou e Guerron também quantas chances a mais Nieto teria? Qual a probabilidade maior de sair um gol: em duas chances ou em cinco, seis?

Soluções tem aos montes, todo mundo tem a sua. Branquinho junto com Baier, Branquinho e Madson, que não jogou nada, Nieto na frente com Adailton, e por ai vai. Eu acho que a solução é bem mais complicada do que mudar um esquema ou um jogador, as mudanças precisam ser bem mais sérias e profundas, mas quem vai mudar? Só confio no Adilson deste pessoal que esta la, para esta mudanças.

Mas sinceramente não sei até quando vou continuar confiando com atitudes como a de escalar o goleiro Marcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário