quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"CT que não Revela Ninguém"

Que bela reportagem essa sobre o "CT que não revela ninguém". Ou poderíamos chamar de "Herança Maldita".

Engraçado porque cadê o Fransergio que jogou muito bem quando entrou? Não melhor colocar o Everton de libero, um zagueiro de 1.90 sem muita mobilidade pra fazer a cobertura. Deu certo...


Cadê o Patrick que também sempre correspondeu? Não melhor colocar o Tiui, ou o Alex que não consegue correr meio tempo. Ou ainda o Marcinho improvisado pra ficar parado la na frente. Se o Marcelo serve pra entrar no segundo tempo com o time perdendo num maracanã lotado e ainda fez gol. Tem que servir pra começar jogando em casa contra o Cruzeiro.


Raul na direita? Pra que coloca o Wesley improvisado por ali, afinal no final do ano ele tem que ir pra Europa e encher os cofres do Santos.


E o déficit no final do ano? Vai ser culpa de quem? Já sei...


Tem colunista e radialista que se ler isso ai devem ficar com uma dor de cotovelo... Ou são capazes de dizer que todos esses jogadores chegaram todos esse ano no Ct.


Só me preocupo se daqui dois, três anos vai ter esta mesma quantidade de jovens promissores saindo de la. Porque este ano alguém sabe quantos jovens chegaram ao CT pra reforçar os times da base?



Reportagem do Jornal do Estado.

Antonio Lopes é o técnico que mais utilizou juniores no Atlético em 2009. Nos 21 jogos com o treinador, nove jogadores revelados neste ano entraram em campo: o goleiro Neto, os zagueiros Manoel, Bruno Costa e Ronaldo, o volante Fransérgio, o lateral-direito Raul, o meia-atacante Jhonatan e os atacantes Patrick e Marcelo.

Não foram considerados como “juniores” os jogadores oriundos das categorias de base do Atlético que já atuaram no profissional em 2008 ou anos anteriores, como o lateral-esquerdo Alex Sandro, os meias Gabriel Pimba e Choco, o goleiro Vinícius, os zagueiros Chico e Rhodolfo e os volantes Renan e Welington.

Os nove juniores utilizados por Lopes somaram 58 atuações nessas 21 partidas com o técnico, o que equivale a uma média de quase três “novatos” escalados por jogo. Quem mais jogou foi Manoel, com 20 atuações (19 como titular), seguido por Patrick, com 10.

O técnico Geninho, que começou 2009 como técnico do Atlético, utilizou seis juniores nos 31 jogos que comandou a equipe. No Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil, os únicos lançados pelo treinador foram Fransérgio e Raul. No Brasileirão, Geninho utilizou também Patrick, Manoel, o zagueiro Carlão e o atacante Marcelo. Esses seis atletas somaram 23 partidas nessas 31 rodadas, o que equivale a uma média inferior a um “novato” escalado a cada jogo. Ou seja, Antonio Lopes utilizou três vezes mais os juniores do que Geninho.

O Atlético também foi comandado em 2009 por Waldemar Lemos, após a saída de Geninho. Ele ficou no clube por dez partidas. Foi o responsável por dar a primeira oportunidade profissional a Jhonatan. Nesse período, utilizou outros cinco juniores: Raul, Patrick, Fransérgio, Manoel e Carlão. Esses seis jogadores somaram 19 partidas nesse período. Portanto, uma média de quase dois novatos escalados a cada rodada.

Antonio Lopes foi o responsável por dar a primeira oportunidade a Bruno Costa, Neto e Ronaldo. Os demais da “Safra 2009” foram lançados por Geninho e Waldemar Lemos. Mas Lopes ainda prepara mais uma estreia. O treinador tem elogiado o volante Deivid, que ainda não jogou porque se recupera de uma lesão no joelho.

Histórico — Dar oportunidades aos juniores faz parte do histórico do técnico Antonio Lopes. Em 2005, ele deu chances para o zagueiro Douglas, os volantes Marcus Vinícius e Ticão, o meia Evandro e os atacantes Anderson Aquino, Schumacher e Ricardinho. Em 2007, abriu espaço para o goleiro Guilherme, os zagueiros Alex Fraga, Rhodolfo e Chico, o volante Roberto, o meia-armador Kaio, o meia-atacante Rogerinho e os atacantes Dinei, Pedro Oldoni e Fernando Mineiro.

Base — Dos 36 jogadores do atual elenco do Atlético, 20 foram revelados nas categorias de base do clube. Onze deles tiveram a primeira chance profissional em 2009. Do time sub-18, vice-campeão da Copa São Paulo, estão sendo aproveitados os zagueiros Bruno Costa, Manoel e Carlão, o lateral-direito Raul, o volante Fransérgio e os atacantes Patrick e Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário