segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Primeira Coluna no Site Herdeiros da Baixada

Formações Táticas no Brasil.

Sempre fui contra o esquema 3-5-2 jogado no Brasil. Aqui sempre se usam três zagueiros de oficio e geralmente os alas não são alas, e sim laterais que tem que jogar marcando la atrás e sempre avançam apenas pelas laterais.

O 3-5-2 clássico traz os alas no meio campo onde eles tem liberdade pra avançar pelo meio também e não são eles que marcam os ataques pelas laterais do adversário. Talvez esse seja o grande defeito da defesa do 3-5-2: ter uma cobertura nos ataques pelas laterais.

Trazendo aqui pro Atlético com certeza o melhor 3-5-2 que tivemos foi em 2001, montado pelo Mário Sérgio, podem me bater mais é verdade, pois apesar de ter 03 zagueiros de certa forma lentos ele treinou pra que os volantes cobrissem os laterais e quando isso acontecia o Nem, que era o terceiro zagueiro jogava marcando na frente da zaga e não na sobra. Bem treinado deu muito certo. Geninho pegou o esquema pronto e manteve, e claro teve seus méritos.

Depois disso o 3-5-2 tornou-se oficial aqui no Cap , tanto ao ponto que eu brinco que deve estar no estatuto do clube que só podemos jogar assim.

Mas ultimamente tenho me rendido ao 3-5-2 porque temos um líbero de verdade no time. Um jogador que não é aquele zagueiro durão e lento na sobra, mas sim um cara rápido que cobre muito bem as laterais, flutua na frente da zaga e sai pra dar combate no meio.

Nossa defesa melhorou muito com o Nei de líbero. Ele apenas faz o que sabe, se ele não é alto bastante pra ficar dentro da área marcando sai e antecipa bem as jogadas. A cobertura é sempre bem feita, apesar de que é mais forte pela direita, na esquerda ainda temos algumas falhas. Mas ai o Marcio Azevedo, que vem sendo o melhor jogador do time, esta dando conta.

Quando não precisa cobrir as laterais sai e marca no meio a frente da defesa, reforçando o meio campo. Tem roubado muitas bolas por ali e quando consegue sair jogando erra poucos passes e assim conseguimos manter mais a bola nos nossos pés.

Claro que não esta perfeito nem é uma maravilha, tem seus defeitos ainda, mas foram três jogos apenas e sem tempo pra treinar. Espero que o Lopes acerte ainda mais a defesa e possamos com isso montar um time mais forte neste resto de campeonato e no fim ainda almejar alguma coisa a mais.

Também espero escrever muito neste espaço, que essa seja só a primeira coluna de muitas e mais e mais gente se juntem a nós aqui. Não sou muito de apresentações, por isso a coluna já foi direto ao ponto, afinal quem estiver lendo e participando deste espaço tem um objetivo: o Clube Atlético Paranaense.

Espero que todos os envolvidos aqui possam contribuir cada vez mais como nosso clube. Parabéns a todos os envolvidos.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário