sábado, 9 de junho de 2012

A Hora de Falarmos de Futebol


Carrasco chegou aqui jogando para frente com um futebol envolvente e novo, nos mostrou que podemos jogar sempre do mesmo jeito buscando o gol seja dentro e fora de casa. E olha que sem estádio todos nossos jogos parecem ser fora de casa.

Armou um esquema onde o time jogava com um volante de oficio, Deivid, e um outro meia que ajudava na marcação mais atrás, Baier ou Zezinho, e um meia mais ofensivo, Liguera ou Harrison, com três atacantes bem definidos e arrumados la na frente, Bruno, Ricardinho e Furlan, depois Guerrón, e com Marcinho entrando também.

Chegando perto da final do paranaense fizemos jogos muito bons tanto no paranaense quanto na Copa do Brasil, mas daí Carrasco parece ter se perdido, mudou o time e esqueceu do seu esquema ofensivo, trouxe o time para trás se baseando sempre em que jogando com tres volantes, pelo menos dois deles armem o jogo para os três atacantes la na frente. Perdeu ou esqueceu o meia que arma o jogo.

Carrasco erra com este esquema onde centraliza Alan Bahia, que não corre, não marca e não acerta passes, faz com que Deivid jogue pela direita onde ele não tem qualidade para avançar ao ataque, e usa um meia para jogar pela esquerda, Zezinho ou Baier ou mesmo o Lucas. Hoje resolveu usar o Heracles e foi um desastre. E com este meio sem capacidade para armar ainda escala um ataque que não se movimenta.

Nos quatro jogos da série B as duas vitórias vieram com um esquema diferente, no primeiro jogo, Joinville, foi um volante só com Baier e Liguera no meio e tres atacantes. Acho este o melhor esquema. Na outra vitoria o primeiro tempo estava ruim com Baier sozinho no meio e Liguera na frente, com a saída deste e a entrada de Zezinho no meio o time melhorou.

Nos outros dois jogos com os tres volantes, que dispostos desta forma não chegam a um, e os tres atacantes la na frente recebendo chutões para tentar algo, passamos de um time com media de mais de vinte chutes a gol por jogo para uma média de cinco chutes a gol, se der isso ainda.

Olhando todo o trabalho do Carrasco ainda vejo mais acertos que erros, mas algumas posições dele estão difíceis de aceitar, defender então nem tem como. Algumas questões básicas precisam ser respondidas por ele. Então se o Carrasco refletir um pouco e voltar a usar o esquema que deu mais certo junto com as peças certas não ficaremos aqui procurando culpados e fazendo terra arrasada depois de uma derrota como esta.

Parece ser simples de ver que o time joga melhor de uma forma do que de outra. Não adianta pedir a cabeça do Carrasco, ou de quem quer que seja. Esta na hora de se corrigir o rumo, ver os erros e corrigi-los, e ver os acertos e usá-los. Acho que esta na hora de falarmos só de futebol.

Abraços

2 comentários:

  1. O Carrasco de hoje não tem nada a ver com aquele que acostumamos chamar de louco, pelas invenções e que nos dava o prazer de ver o time jogando pra fente. Hoje ele não inventa, é apenas rídiculo e si nivela por baixo com os retranqueiros brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. 50% DE SUA COLUNA TEM BONS FUNDAMENTOS.O TAL FUTEBOL ENVOLVENTE DE CARRASCO GANHOU DE QUEM ALÉM DO CRUZEIRO? TO TENTANDO ME ESFORÇAR PRA ACHAR ESSE FUTEBOL ENVOLVENTE. A OFENSIVIDADE FOI TANTA QUE SEU ATAQUE FEZ MENOS GOLS QUE OS COXAS NO PARANAENSE. CARRASCO É AMRCADO OR SUAS INVENÇÕES E NAO POR SUAS IMPROVISAÇÕES. NÃO HÁ COMO SE EXPLICAR O QUE ELE FEZ NO SÁBADO. PORQ NÃO COLOCOU CADA JOGADOR NA SUA POSIÇÃO. MESMO COM A BIZARRA ESCALAÇÃO DE SÁBADO, O BRINCALHÃO POERIA TER REMOVIDO AS PEÇAS E AJEITADO O TIME. BRUNO COSTA IRIA PARA A ZAGA(SUA POSIÇÃO), HERACLES PARA A LATERAL ESQUERDA(SUA POSIÇÃO), CLEBERSON PARA VOLANTE(SUA POSIÇÃO) E SIMPLESMENTE SACASSE ALAN BAHIA PRA COLOCAR O TALENTOSO E ODIADO(PELO CARRASCO) HARRISON. PRONTO, O TIME GANHARIA FORMA E CORPO..PELO MENOS.
    E ADEMAIS, SE FERNANDÃO JOGA MENOS QUE BRUNO MINEIRO, ENTÃO TEM ALGUMA COISA ERRADA...E OLHA Q FERNANDÃO, É APENAS O FERNANDÃO.

    O ABSURDO DE MANTER PAULO BAIER PRA JOGAR A CADA 15 DIAS JÁ PASSOU DO LIMITE DO TOLERÁVEL. OU BAIER JOGA OU CHEGA...ESSA DE POUPAR É PRA CAIXA ECONÔMICA.

    PRA MIM...CARRASCO JÁ DEU, JA FOI, JÁ ERA..OU NUNCA FOI.

    TCHAU CARRASCO...UM TÉCNICO DE VERDADE, POR FAVOR, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS E SE REPITA O "FENÔMENO" ADILSON BATISTA, OU SEJA, TANTO TEIMARAM COM ELE QUE ACABAMOS ONDE ESTAMOS. BURRICE SERÁ MATNER CARRASCO.

    ResponderExcluir