sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Arena da Baixada e a Copa do Mundo - Atualização


O Atlético Paranaense através do arquiteto responsável pela adequação da Arena da Baixada para a Copa do Mundo, Carlos Arcos, esteve apresentando o projeto na Câmara Temática de Estádios, orga­­ni­­zado pela Secretaria de Assuntos da Copa 2014 de Curitiba.

Falou desde o cronograma até o gramado da nova Arena, que como já tínhamos comentado será uma grama de inverno misturada a 36% de grama sintética. Haverá ainda um aquecimento do campo, através de serpentinas, para manter a temperatura ideal e solucionar o problema do sombreamento da grama. É uma tecnologia desenvolvida há décadas na Europa, explicou ele.

Sobre as cores da nova Arena, vem polêmica por ai, elas serão branco e cinza claro. Assim para cada evento o estádio poderá trocar de cor com banners e luzes e ficar mais adequado ao evento ou ao artista que estiver se apresentando. Uma técnica ja usada hoje nos dias de hoje em locais deste tipo.Sei que alguns atleticanos já estão falando que tinha que ser perto e vermelho mas não vejo problemas, sei que nos dias de jogos estas cores predominaram no estádio.

Todas as colunas do estadio serão retiradas sumindo todos os pontos cegos do estadio e a capacidade assim chegará aos quarenta e cinco mil lugares. O teto será mesmo retrátil. Alem disso a Copel vai repassar dinheiro do Governo Federal para o CAP, no total de vinte e cinco milhões, dinheiro a fundo perdido, para a adequação do teto da Arena para a captação da luz solar. Assim além de não gastarmos energia elétrica ainda produziremos energia.

Algumas outras informações são que de todas as áreas a serem desapropriadas apenas duas não aceitaram o acordo e foram para a justiça. Com certeza vão ter que sair no mesmo tempo das outras e se ganharem a causa ainda podem pegar um precatório pela frente.

De negativo mesmo só o atraso para a saída do dinheiro para a obra, alguns aqui na nossa capital ainda pensam que conseguem atrasar ou mesmo paralisar as obras. Podem até atrapalhar, mas não conseguem parar. Assim o cronograma conta com a liberação do dinheiro do BNDS para Julho e espera entregar a obra toda pronta em Março de 2013, ficando para depois o plantio do gramado, assim voltaremos a jogar na nossa casa em junho de 2013.

Segue a foto atualizada da nova Arena:



E aqui o vídeo de apresentação :

Abraços

Um comentário:

  1. este vai ser o melhor e mais bonito estadio da copa pode cre , dale atleticoooooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir