domingo, 24 de outubro de 2010

A Mudança de Postura

Nos últimos dois jogos não pude acompanhar de perto os jogos e por isso não escrevi. Hoje voltando a Arena deu para ver bem a mudança de postura do time desde que Sergio Soares assumiu. Já na sexta-feira Vitor deu entrevista dizendo que o Atlético iria esperar o Flu nos primeiros quinze minutos. Preocupante.

E foi exatamente isso que aconteceu. O time do SS não agride mais na marcação como fazia o time do Carpa, perdendo a bola todos continuam marcando, mas voltam la para trás e esperam o adversário vir para cima. Antes jogávamos pressionando a saída de bola dos adversários e jogávamos nos erros deles. 

Essa mudança fez com que o time passe a esperar o adversário quando antes batíamos de frente com ele e pressionávamos. Não tínhamos atacantes antes, não tínhamos laterais, mas a postura do time ajudava a superar estas falhas técnicas. Ganhávamos mesmo jogando mal por uma diferença tática que nos falta agora.
Branquinho foi o retrato disso hoje, quase um volante pelo lado esquerdo do campo quando o time não tinha a bola, esperando o time do Flu avançar e dominar o meio campo. Assim fomos dominados até uns 30 minutos e só ai conseguimos sair um pouco para o jogo e quase abrimos o placar.

No segundo tempo o Flu mudou o 4-4-2 quase para um 4-3-3 e com isso passamos a dominar o meio e ter um pouco mais de posse de bola, mas eles tocavam muito a bola na frente da nossa área e ficavam com os rebotes, ou a chamada segunda bola. O Flu dominava quando fizemos o segundo gol, em impedimento milimétrico daqueles que discutiremos durante semanas, e depois continuamos atrás esperando o Flu empatar. E isso aconteceu num pênalti, que também será discutido por semanas sem conclusão, onde a marcação estava toda errada, com Ivan la dentro da área marcando um atacante deles.

Falando na parte individual Neto fez grandes defesas, Rhodolfo foi o de sempre, e Chico anulou só o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Hoje não vou falar mal do Paulinho porque além dos três cruzamentos que ele fez, um da linha de fundo – inacreditável , o lateral esquerdo do Flu me fezeu ver que tem coisa bem pior por ai, e põe pior nisso.

Granja deve voltar de onde veio, a reserva da reserva do Vasco. Ivan entrou e só fez o pênalti. Branquinho caiu sentado em cima da bola no primeiro contra ataque do segundo tempo, e Nieto deu um carrinho la atrás na lateral direita. Po!!! Mas o cara é centroavante e tava fazendo o que la?

E por ultimo o grande Bruno Mineiro, além de não fazer uma jogada, fez inúmeras faltas e reclamou, deu soco na bola, catimbou e muitas outras coisas. Só esqueceu de jogar bola. Continuo falando: ter esperança num centroavante que tem menos gols que os zagueiros do Botafogo, por exemplo, é de doer.

Empatamos mais uma em casa, contra um time cheio de desfalques que vem em declínio no campeonato. Agora se quisermos lutar pela Libertadores teremos que ganhar fora de casa, e claro que para isso, teremos que jogar muito mais do que isso que fizemos nesses jogos. Ainda dá matematicamente, mas na bola ta difícil de ver isso.

Abraços

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vamos Afogar a Baleia

Escutando algumas falas do SS hoje e ontem entendi que ele não queria tanto o Ivan jogando de meia atacante pela esquerda no ultimo jogo, principalmente no segundo tempo. mas não foi fácil de os jogadores entenderem o posicionamento que ele pediu.

Acredito que para o jogo contra o Santos ele consiga ja armar o time como ele quer e gosta de jogar. ja fez isso no Santo André e se não me falhe a memória até no Paraná.

acho que ele vai jogar com um meio campo na forma de um losango com Chico bem centralizado e recuado, Branquinho pela meia direita, como ele jogava no Santo André. Olberdan pela meia esquerda e Paulo Baier centralizado, como jogava Bruno César no Santo André.

Assim nosso ataque ficará com Ivan "o terrível" Gonzales e Nieto, este mais centralizado enquanto aquele caindo pelo lados e se movimentando mais. Se tivesse Maikon Leite talvez desse mais certo.

Acredito que com esta formação ele poderá por em prática seu jogo e possa dar ao time uma consistência maior no meio campo com uma armação de bola melhor, fazendo esta bola chegar na frente com qualidade para que os atacantes possam render. Este esquema também abre espaços para os laterais avançarem por uma faixa de campo mais livre, pois os meias mais centralizados eles podem fazer a ultrapassagem e chegar com velocidade na linha de fundo. Espero que Paulinho chegue la, tanto como Elder, pois o jogo do Nieto é com bolas cruzadas.

E claro que não podemos esquecer das bolas paradas que  deve ser nossa arma, pois a zaga deles não é forte na bola alta. E não me venham com a história de onze desfalques porque o time que vai jogar contra a gente é o mesmo que passou por cima do Fluminense.

Um bom jogo nosso, e quem dera uma vitória, nos coloca de volta na briga e mostra que os palhaços do Rio estão perdendo força mesmo.

Liberta eu ainda acredito.

Abraços

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Um Zagueiro que Jogou pelo Time Inteiro

* Coluna escrita em 06/10/10 Atlético Paranaense x Vasco 0 x 0

Qual o melhor chute a gol do furacão? Foi do Rhodolfo.
Quais as melhores chances em bolas paradas? Foram do Rhodolfo.
Qual o melhor cruzamento da linha de fundo? Foi do Rhodolfo.
Qual o melhor jogador da zaga? Foi o Rhodolfo.
Qual o jogador que saiu com a bola dominada de trás e armou? Foi o Rhodolfo.

Esta última pergunta entendam que foram poucas vezes e no fim do jogo porque já estávamos no desespero, mas ele deu pelo menos duas arrancadas la de trás com qualidade enorme, coisa que nossos volantes e laterais ontem não conseguiram fazer. Acho que Deivid jogou um partidaço também no meio, Baier até se esforçou, mas joga de forma errada, e Ivan vale por ter corrido e lutado muito.

Mas o retrato do jogo foi este, se um zagueiro, de novo, é escolhido o melhor do jogo então não tem muito o que fazer. Alguns tentam dizer que a falta do Carpegiane foi fundamental para o resultado, não penso assim, será que ele iria dizer para o Maikom Leite trocar as chuteiras para parar de escorregar em campo? Se ninguém conseguiu ver isto então ele faz falta sim, no restante o time jogou da mesma forma, com o mesmo esquema tático, o 4-2-3-1 com Ivan pela esquerda e Maikom pela direita, com a mesma pegada, mas as falhas individuais foram muito grandes.

Quanto ao Nieto pelo menos jogou mais, ganhou bolas por cima, teve que sair da área para jogar e ate conseguiu alguns lances e assim jogou mais que o Bruno vinha fazendo. Mas o ultimo lance da partida vai marcar ele para sempre. A torcida não vai esquecer tão cedo, uma pena.

Agora meu amigo Sérgio Martines, @sergiomartines, pelo twitter durante a partida matou a charada: ”Vasco marcou os laterais, matou o cruzamento e expôs o jogo do Nieto q teve que sair da área”. Fazendo uma marcação bem adiantada eles mataram a nossa saída de bola que sempre se da pelos volantes chegando aos laterais. Com estes bem marcados e Baier la na frente esperando a bola o time não tinha outra saída senão o chutão, ou o lançamento para uns dos meias atacantes, que não jogaram nada.

Chances tivemos de ganhar, mas a ótima defesa do time que mais empatou no campeonato junto com nosso ataque ineficiente somaram para este empate, que juntando o resultado dos outros foi bom, mas com a vitória entraríamos de vez na briga até pelo título. Agora é tentar segurar o Santos e voltar a vencer, pois três jogos sem vitórias daí vai ficar difícil acompanhar o pessoal da frente, e periga sermos ultrapassados por alguns que estão chegando.

Abraços

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Texto do Mauro Singer Censurado no Paraná Online

Mau caráter

"Se conheço bem Carpegiani, e por que o motivo pessoal é irremovível neste momento, desta vez todo o poder do São Paulo será pequeno para frustrar outra vez a torcida atleticana".

A frase acima, escrita por Augusto Mafuz, um dos mais brilhantes colunistas do país, seguramente o maior do estado, espelha bem o CARÁTER DUVIDOSO, ou a falta dele, do ex-treinador atleticano. Fica muito claro aos leitores da coluna do grande mestre, sua proximidade e amizade com o FALSO treinador. Pois nem essa proximidade, muito menos a amizade, serviram de parâmetro para julgamento do futuro ATO CANALHA que Paulo César Carpegiani estava prestes a executar contra toda uma cidade que o idolatrava.

Dirão os defensores de um COVARDE, que o dinheiro oferecido ao JUDAS DE AGASALHO PRETO E VERMELHO foi irrecusável...Aos que são reféns da moeda, aos que não hesitam em trocar caráter por metal, os que viram as costas a quem lhes bem acolhe...fica o lembrete de que o ARROGANTE treinador teria pouco mais de dois meses para cumprir a PALAVRA QUE NÃO TEM, e aí sim seguir seu caminho e entregar por dinheiro, sua alma a um time SEM ÉTICA, e que tenho certeza, vai mandá-lo na primeira oportunidade que surgir, de volta para o ostracismo em que se encontrava antes do Clube Atlético Paranaense reinventá-lo para o futebol.

Fica ao torcedor atleticano, o consolo de ter se livrado de um IDIOTA MERCENÁRIO, que a qualquer momento iria mostrar sua verdadeira face.

Que os meninos das categorias de base do time da Baixada, que em algum momento tiveram contato com o MAU EXEMPLO CARPEGIANI, sejam vacinados e orientados a perceber que a FALTA DE VERGONHA não deve fazer parte do futebol nem da vida das pessoas de bem.

Ao covarde treinador, a lembrança de que a própria vida vai se encarregar da justa vingança. ATORMENTADO PELA TRAIÇÃO, JUDAS AO MENOS TEVE A CORAGEM DE TENTAR CURAR SEU ATO ODIOSO COM A COVARDIA DO SUICÍDIO.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mas ele foi e Agora?

Você acha que o Carpa deve ir embora ou ficar no CAP até o final do ano ?

Tem que ficar
  15 (78%)
Deve sair
  2 (10%)
Pode ficar ou ir, tanto faz, o time é bom
  2 (10%)

Um Técnico que Goste de Jogar Futebol

* Coluna escrita dia 02/10/2010 Cruzeiro x Atlético Paranaense  0 x 0

Quando comecei escrever esta, ou melhor, era outra coluna sobre o jogo, vi a noticia de que o Carpa tinha pedido demissão. Então pensei: vou escrever o que? Criticar ele pra que?Elogiar agora que foi embora?

Mas resolvi falar um pouco do jogo para não perder o costume. Para ele não perder o costume mudou o time e novo. Tirou Guerrón do time, da mesma forma que tirou Nieto, depois de jogarem uma partida e meia muito bem. Colocou o Ivan pela esquerda e trouxe Branquinho para a direita. E na frente continuou com Bruno Mineiro.

E logo no primeiro lance de perigo nosso, Chico cabeceia para dentro da pequena área e Bruno nem vai na bola que passa entre ele e o gol livre. Depois disso nem vi ele mais em campo. O Cruzeiro dominou e criou muitas chances de gol, principalmente pelo lado esquerdo da nossa defesa. Nossa que coincidência né? Mas a verdade é que o time deles não sabe jogar marcado, e isso a gente fez bem, eles se dão melhores nos contra ataques e deixamos apenas uns dois ou três para eles.

Agora como o lado direito deles é forte atormentaram nossa zaga por ali, foram tantos cruzamentos por ali que os caras que votam na seleção da rodada elegeram Paulino o melhor lateral esquerdo da rodada, como? Isso que não esqueceram os três cruzamentos errados que ele deu, foi o recorde de cruzamentos dele num mesmo jogo desde que chegou ao CAP, mas errou os três. Chico quase anulou o tal Montillo, a falha era quando ele caia bem na ponta direita, ninguém sabia se Chico tinha que acompanhar ou Paulinho deveria marcar ele. Deivid fez mais uma partida muito boa, até merecia estar nesta tal seleção da rodada.

A verdade é que jogamos de igual para igual com o melhor time do pós Copa, e quase ganhamos o jogo La na casa deles. Só acho que se nosso goleiro foi o melhor da partida não vejo como dizer que merecíamos ganhar. Mas tivemos chances de ganhar o jogo, mais uma bola na trave do Paulinho em cobrança de falta, e algumas boas jogadas que esbarravam no principal problema do time: a falta de um atacante. Com um pouco mais de qualidade no ataque poderíamos ter ganho. Fica o mesmo sentimento do jogo contra o Botafogo: dava para ter ganho, mas o empate não foi ruim.

Mas tudo é passado, Carpa foi embora e agora o fantasma de Leandro assombra o furacão, ele e os Leandros e Eli sábias da vida. O que será do nosso time a partir de agora: teremos um ataque fixo? Sem mudanças todos os jogos? Voltaremos a jogar numa retranca? Porque se Carpa deixou alguma coisa aqui foi o sentimento que um time não precisa ter três zagueiros e dois volantes para jogar futebol competitivo hoje em dia. E isso o agradeço de coração, por mais cachorrada que ele tenha feito com o time.

Espero mesmo que quarta contra o Vasco já tenhamos o treinador e ele goste de jogar futebol, como Carpa gostava, só que faça nosso ataque funcionar. Será um técnico tampão até o final do ano que busque a vaga na Libertadores, ou vamos abrir mão deste sonho pelo planejamento do ano que vem?
Como disse no título só quero um tecnico que goste de ver o time jogando futebol.

Abraços

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Enquete

A minha última enquete estive perguntando qual o melhor esquema tático para usar no furacão com os jogadores que temos:

Com os jogadores que o CAP tem hoje, qual o esquema tático você acha que o Carpa deve usar?

3-5-2
  6 (11%)
4-3-3
  6 (11%)
4-4-2
  10 (18%)
4-2-3-1
  30 (55%)
Outro
  2 (3%)

E o pessoal gostou do 4-2-3-1 , o mais usado pelo Carpa até agora.
Sempre teve algumas variações, chegou a usar o 3-5-2 em alguns meio tempos, usou um 4-3-3 disfarçado.
Até surgir o 4-1-3-2 no último jogo.
O fato é que ele gosta de dois meias atacantes abertos pelas pontas, dizia que Branquinho não podia jogar no time pois não se acertava por ali, Branquinho fez as duas ultima partidas ótimas jogando por ali. questão de adaptação e montagem correta do esquema e do que se quer de cada um.

Continuamos numa crescente, e só assim poderemos chegar a Libertadores.

 E como a polêmica do dia é a noticia da proposta do São Paulo pelo Carpa a nova enquete ja esta ali do lado.

Você quer que o Carpa fique ou saia?


Abraços


Abraços